Meta lança novo recurso no Instagram que permite resetar o feed

Novos recursos da plataforma tem como foco melhorar a experiência do usuário

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
Foto destaque: logo do Instagram (Reprodução/Unsplash/Alexander Shatov)

Um recurso muito esperado pelos usuários finalmente chegou ao Instagram. Agora, é possível redefinir as recomendações de conteúdo na rede social. Segundo informações da Meta, com apenas alguns toques, os usuários poderão limpar os assuntos recomendados no Explore e começar do zero.

Recurso reseta as preferências do usuário

Logo após a redefinição, as recomendações voltarão a ser personalizadas com o tempo e passarão a mostrar novos conteúdos com base nas interações do usuário. O novo recurso também permite que o usuário revise as contas que está seguindo e deixe de seguir qualquer uma que compartilhe conteúdos indesejados. Essa funcionalidade pode ser útil para quem pretende fazer uma limpeza no feed.

Função deve chegar a todos os usuários nas próximas semanas

A função já está sendo lançada gradualmente e deve chegar em uma próxima atualização global para todos os usuários na próxima semana. Ela poderá ser ativada acessando Preferências de Conteúdo e, em seguida, selecionando Redefinir Conteúdo Sugerido.

O comando funciona da seguinte forma: ao clicá-lo, uma mensagem sobre o novo recurso aparecerá na tela explicando ao usuário do que se trata. Em seguida, será informado que as novas recomendações poderão ser diferentes das que o usuário já encontra no Explore, Reels e Feed. Após esse processo, aparecerá uma mensagem solicitando a revisão das contas e tópicos que o usuário segue, permitindo que ele deixe de acompanhar aqueles que desejar.


Feed da rede social vai passar a poder ser resetado sempre que o usuário preferir (Foto: reprodução/Photothek/Janine Schmitz/Getty Imagens Embed)


Outro recurso interessante que também chegou à plataforma é a opção de indicar, clicando nos três pontos no canto da publicação e selecionando “Tenho interesse”. Esse recurso auxilia o algoritmo a entender melhor o que o usuário deseja ver.

Com esses novos recursos, a Meta promete tornar a experiência cada vez mais personalizada e sob o controle do usuário, oferecendo um feed ajustado às preferências de cada pessoa. O objetivo é proporcionar uma vivência cada vez mais única e agradável para todos.