Missão Ax-4 retorna à Terra com astronautas de quatro países
A missão Axiom 4 (Ax-4) retorna à Terra nesta terça-feira (15), com previsão de chegada às 6h30 (horário de Brasília), na costa da Califórnia. A nave espacial denominada Dragon, da SpaceX, traz de volta quatro astronautas de diferentes países. A missão foi conduzida pela empresa Axiom Space, que irá transmitir a amerissagem, além do YouTube […]
A missão Axiom 4 (Ax-4) retorna à Terra nesta terça-feira (15), com previsão de chegada às 6h30 (horário de Brasília), na costa da Califórnia. A nave espacial denominada Dragon, da SpaceX, traz de volta quatro astronautas de diferentes países. A missão foi conduzida pela empresa Axiom Space, que irá transmitir a amerissagem, além do YouTube da Nasa.
Após 18 dias acoplados à Estação Espacial Internacional (ISS), os quatro astronautas – entre eles, uma americana, um indiano, um polonês e um húngaro – encerram sua missão focada em experimentos científicos. A conexão entre a iniciativa privada e a pesquisa demonstram um passo importante no avanço da exploração espacial.
Os astronautas da missão Ax-4
A tripulação da nave espacial é composta por quatro profissionais de diferentes países: a veterana Peggy Whitson (EUA), o piloto Shubhanshu Shukla (índia), e os especialistas Sławosz Uznański‑Wiśniewski (Polônia) e Tibor Kapu (Hungria). Eles passaram mais de duas semanas na ISS, onde produziram cerca de 60 experimentos, que envolviam desde biologia do câncer e pesquisa celular até fisiologia humana e cultivo de plantas.
Astronautas se preparam para embarcar na nave em 24 de junho (Foto: reprodução/Giorgio Viera/Getty Images Embed)
Entre os estudos realizados, estão incluídas iniciativas fundamentais para a saúde do ser humano no espaço, como avanços no monitoramento e tratamento de diabetes. Essa missão trouxe o retorno da Índia, Polônio e Hungria em missões espaciais patrocinadas pos seus governos, respectivamente.
Objetivo da empresa Axiom Space
A Axiom Space, responsável pela missão, tem como objetivo construir a Axiom Station, primeira estação espacial comercial mundial. A cápsula Dragon, desenvolvida pela SpaceX – empresa fundada e comandada por Elon Musk -, demonstra uma parceria entre empresas privadas e a NASA em um novo modelo de exploração espacial.
Com o sucesso da Ax-4, a Axiom Space avança em sua meta de criar um laboratório e ampliar a presença comercial no espaço. A estrutura do laboratório permanece em fase de desenvolvimento, com a data prevista de lançamento ainda não definida pela empresa.
