Novos dados da NASA mostram que as chances do asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 2032 é menor do que foi anunciado inicialmente. Conforme dados divulgados pela agência espacial estadunidense, há apenas 0,28% de chances de impacto daqui a sete anos.
Os dados iniciais apresentados indicavam que a chance de colisão era entre 2,8% a 3,1%. A atualização foi divulgada através do perfil da NASA no X (antigo Twitter), onde também é dito que a trajetória do asteroide está sendo acompanhada.
O asteroide 2024 YR4
Há poucas informações sobre o asteroide. Contudo, é estimado que sua largura seja entre 40 e 90 metros, o que segundo o gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), Paul Chodas, é comparável ao tamanho de um grande edifício.
Apesar do tamanho, o asteroide não chega a ser um “matador de planetas”, como o que atingiu a Terra há 66 milhões de anos e fez com que os dinossauros fossem extintos. Ele possuía cerca de 6,2 milhas (10 quilômetros) de diâmetro, sendo o último grande asteroide a ter atingido a Terra.
E se o 2024 YR4 atingir a Terra?
Os “asteroides assassinos de planetas” são rochas espaciais com um quilômetro de diâmetro ou mais, e tem um efeito que pode devastar a vida. Enquanto que os asteroides menores podem devastar uma região, caso haja uma colisão com a Terra. Por isso a pressa dos astrônomos para saber mais sobre o 2024 YR4 o quanto antes.
Quanto mais informações forem obtidas, como a trajetória que a rocha espacial vem percorrendo, é uma forma de reduzir o impacto direto a zero. Todavia, os astrônomos têm um curto período para obter esses dados, visto que o asteroide desaparece em abril.
Neste momento, o planejamento é virar o olho do Telescópio Espacial James Webb na direção do 2024 YR4, com o propósito de saber o seu tamanho exato, bem como sua órbita.