Planos da Tesla para robotáxis em São Francisco preocupam reguladores
Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, tem promovido planos para robotáxis em São Francisco, após instigar investidores em julho com atualizações sobre o projeto. De acordo com Musk, a empresa lançaria o serviço “provavelmente em um ou dois meses”. Entretanto, as autoridades locais foram pegas de surpresa com as notícias, que trouxeram preocupação para agências reguladoras. […]
Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, tem promovido planos para robotáxis em São Francisco, após instigar investidores em julho com atualizações sobre o projeto. De acordo com Musk, a empresa lançaria o serviço “provavelmente em um ou dois meses”. Entretanto, as autoridades locais foram pegas de surpresa com as notícias, que trouxeram preocupação para agências reguladoras.
A Tesla anunciou que pretende expandir seu projeto de robotáxis, que são veículos capazes de dirigir de forma autônoma – ou seja, sem um motorista humano – para mercados, usando de exemplo a Bay Area de São Francisco. De acordo com a empresa, o processo para permissão regulatória estava em andamento para que pudesse ocorrer o lançamento na área. No entanto, e-mails de autoridades da Califórnia e do governo federal, obtidos pela Agência Reuters revelam que as notícias na verdade surpreenderam e alarmaram os órgãos reguladores.
Plano de Musk para São Francisco
Elon Musk anunciou publicamente que a Tesla estaria pronta para realizar o lançamento do projeto de robotáxis em São Francisco em “um ou dois meses”. A promessa feita pelo bilionário, contudo, bateu de frente com informações contraditórias obtidas pela Reuters, em meio a uma solicitação de registros públicos.
Enquanto Musk declarava um lançamento próximo, os e-mails das autoridades californianas e federais demonstraram um cenário divergente. A realidade era de que o plano real da empresa, na verdade, envolvia apenas corridas pré-agendadas em veículos conduzidos por humanos. Ainda foi revelado que essas corridas só seriam disponibilizadas para passageiros que recebessem um convite e a licença usada pela empresa, na verdade é uma licença especial para limousines e que não autoriza o serviço de transporte sob demanda, contradizendo a ideia de que o serviço seria aberto ao público geral.
A Tesla foi questionada acerca da implantação dos robotáxias na Bay Area e se a empresa esclareceria a “confusão pública” por um alto funcionário do transporte estadual. Contudo, o representante da gigante automobilística afirmou que a empresa não responderia a perguntas da imprensa e que os clientes iriam receber informações quando fossem disponibilizadas. Musk afirmou em postagem no mês seguinte que a área em que o projeto opera já seria maior que a de concorrentes em Austin e na Baía de São Francisco.
Elon Musk, presidente-executivo da Tesla (Foto: reprodução/Chesnot/Getty Images Embed)
Reguladores surpreendidos
Por meio dos e-mails obtidos pela Reuters, foi comprovado que o anúncio não pegou somente o público desprevenido, mas também os agentes reguladores. E-mails trocados por reguladores da Agência de Transporte do Estado da Califórnia e da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário questionavam se as equipes haviam se reunido com a Tesla para discutir o lançamento. A resposta dada ao e-mail foi que a empresa não tinha as licenças necessárias. Já a secretária adjunta de transporte do Estado, Emily Warren, demonstrou preocupação com a confusão do público acerca dos projetos da Tesla.
A expansão da Tesla vem ocorrendo em massa nos estados americanos. Apesar da confusão em São Francisco, Musk já expandiu a empresa para Austin em julho, mas com serviço fechado ao público geral. O bilionário afirma que está planejando expandir a Tesla também para Flórida, Nevada e Arizona. As áreas têm algo em comum com o Texas, onde a empresa já opera, que são as poucas barreiras regulatórias para teste de carros autônomos.
