Samsung supera a Apple como líder global de vendas de celulares

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
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Foto destaque: logo da Apple (Reprodução/Gary Hershom/Getty Images Embed)

Após uma queda de 10% nas remessas no primeiro trimestre do ano, a Apple perdeu o posto de maior fabricante de celulares para a Samsung. A Apple foi prejudicada pela forte concorrência das fabricantes com sistema Android. Os dados foram revelados por uma pesquisa realizada pela IDC e divulgados no último domingo (14).

Outro dado interessante mostrado pela pesquisa, é que as remessas globais de celulares aumentaram em 7,8%, alcançando a marca de 289,4 milhões de unidades durante o período de janeiro a março. A Samsung liderou o mercado, registrando uma participação de 28,8%.

Apple vem de momento de alta

A queda da Apple vem após um momento de alta da marca, quando a fabricante teve um forte último trimestre de 2023 e ultrapassou a Samsung como principal fabricante do setor no mundo.

A queda de participação de mercado da Apple ocorre em um momento em que a marca, que atualmente registra 17,3% de participação de mercado, vem perdendo espaço para fabricantes chinesas como a Xiaomi, uma das maiores empresas chinesas, que teve uma participação de mercado de 14,1% durante o primeiro trimestre deste ano.

Um ponto que pode ter ajudado a Samsung, é que a fabricante recentemente lançou o mais novo celular de sua principal linha, a série Galaxy, com o modelo S24, lançado no início do ano e que vendeu mais de 60 milhões de unidades durante o primeiro período do ano. A Samsung, no entanto, tem a vantagem de possuir uma linha de celulares mais ampla, que vai desde celulares mais básicos até tops de linha mais poderosos.


Modelo S24 o mais recente lançamento da Samsung (Foto: reprodução/Bloomberg/Bloomberg/Getty Images Embed)


Por comparação, a Apple vendeu no mesmo período um total de 50,1 milhões de unidades de seus celulares, um número abaixo dos 55,4 milhões atingidos durante o mesmo período do ano passado. Os números foram fornecidos por uma pesquisa do IDC.

China foi fator

A China pode ter sido um fator para a queda dos números, já que o mercado chinês teve uma queda de remessas de 2,1% em comparação com o último trimestre do ano passado, sendo o terceiro maior mercado para a fabricante norte-americana.

Um fator que também pode ter contribuído para a queda da Apple na China foi que, recentemente a empresa vem enfrentando desafios no país. Empresas governamentais locais têm limitado o uso de aparelhos da Apple por seus funcionários, uma medida que tem sido refletida nas restrições feitas pelo governo dos Estados Unidos aos aplicativos chineses por motivos de segurança.

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