A aguarda missão da SpaceX Polaris Dawn, programada para a madrugada desta segunda-feira (9), foi adiada mais uma vez. O novo lançamento agora está previsto para a madrugada de terça-feira (10). A mudança foi anunciada nas redes sociais da empresa.
Condições climáticas foram fator no adiamento
De acordo com a SpaceX, as condições climáticas estão “40% favoráveis para a decolagem”, e a equipe está monitorando as condições nos possíveis locais de amerissagem. O horário inicialmente previsto para a missão é às 4h38min no horário de Brasília. A empresa também considera dois horários alternativos: 6h23min e 8h09min, igualmente no horário de Brasília. Caso as condições não melhorem, uma nova tentativa poderá ser feita na quarta-feira (11), nos mesmos horários.
A missão Polaris Dawn, que teve seu lançamento originalmente programado para 2022, já vem enfrentando vários adiamentos. Em novembro daquele ano, foi transferida para dezembro. Seguiram-se novos adiamentos em março de 2023 e abril de 2024. Em agosto, o lançamento foi novamente adiado devido a problemas técnicos e condições meteorológicas adversas, levando a mais três prorrogações, com a data atual esperada para finalmente dar um fim na saga da missão.
Turismo espacial
O Programa Polaris tem como objetivo validar a tecnologia da SpaceX para levar civis ao espaço. A missão marcará a primeira vez desde a era Apollo, em 1970, que humanos estarão tão distantes da Terra, a cerca de 1,4 mil quilômetros. A SpaceX também se tornará a primeira empresa privada a realizar uma caminhada espacial com a cápsula Dragon totalmente despressurizada, o que deve revolucionar o turismo espacial, mercado esse que com o avanço da tecnologia vem sendo recebido com grande entusiasmo principalmente entre o bilionários.
A tripulação inclui o bilionário Jared Isaacman, o tenente-coronel da reserva Scott “Kidd” Poteet, a engenheira Sarah Gillis e a médica Anna Menon. Sarah e Anna serão as primeiras funcionárias da SpaceX a viajar para o espaço.