SpaceX interrompe decolagem da Starship segundos antes do lançamento
A SpaceX cancelou novamente o esperado voo de teste do foguete Starship, sendo o décimo voo de teste até agora. Desta vez, faltavam apenas dez segundos para a decolagem da nave ao espaço, quando de repente o voo foi interrompido devido às condições climáticas, nesta segunda-feira (25). A decolagem estava sendo transmitida ao vivo e […]
A SpaceX cancelou novamente o esperado voo de teste do foguete Starship, sendo o décimo voo de teste até agora. Desta vez, faltavam apenas dez segundos para a decolagem da nave ao espaço, quando de repente o voo foi interrompido devido às condições climáticas, nesta segunda-feira (25).
A decolagem estava sendo transmitida ao vivo e contava com mais de 1 milhão de espectadores, que aguardavam ansiosamente o voo nas redes sociais da SpaceX. Durante o lançamento, a apresentadora da transmissão anunciou a suspensão do teste. Após o anúncio, a empresa – comandada por Elon Musk – confirmou o cancelamento por meio de suas redes oficiais no X (antigo Twitter).
Problemas climáticos
O cancelamento do voo do foguete Starship, já na reta final da contagem regressiva, foi atribuído a problemas climáticos, como citou a apresentadora durante a transmissão ao vivo. Segundo a comunicação feita no momento, o clima seria o principal fator da interrupção, mas a SpaceX não veio a público para dar mais detalhes sobre.
Entretanto o avanço do projeto é esperado, já que a Nasa demonstra interesse em utilizar a tecnologia da Starship em possíveis missões à Lua. O interesse da Nasa evidencia a importância do projeto e aumenta as expectativas de que os testes irão continuar, mas sem data até o momento.
Trajetória que o Starship iria fazer no teste (Vídeo: reprodução/X/@SpaceX)
Novo calendário
Para as expectativas dos espectadores e admiradores do projeto, a equipe responsável pela Starship já iniciou uma análise para uma nova data para o teste, de acordo com postagem no perfil oficial na rede social X. Mesmo em meio à frustração devido aos cancelamentos que vem ocorrendo – primeiro no domingo (24) e depois nesta segunda-feira (25) -, a equipe está empenhada em conseguir resultados significativos.
Esse voo em questão é de suma importância, já que seria a primeira vez em que a Starship realizaria uma decolagem com carga útil na nave, lançada com apoio do propulsor Super Heavy – outro foguete que já foi lançado pela SpaceX ao espaço ano passado e que teve resultados positivos.
O projeto complexo da SpaceX é mais do que um novo passo da tecnologia, mas também um avanço significativo na exploração espacial. Entre os objetivos do projeto, estão incluídos a realização de envios de foguetes tripulados à Marte. A definição de uma nova data permanece na expectativa e no aguardo para uma nova exploração da vasta galáxia em que vivemos.
