Os testes para levar o homem a Marte continuam sem êxito após mais um revés: a explosão da nave espacial Starship, da SpaceX, na noite de quarta-feira, no Texas. O programa de foguetes do bilionário Elon Musk tem enfrentado sucessivas falhas.
O foguete explodiu enquanto se preparava para o décimo lançamento, às 23h (horário local), em Brownsville, informou a SpaceX em um post na plataforma de mídia social X, de Elon Musk. Segundo a companhia, o incidente foi causado por uma ‘grande anomalia’, mas todas as pessoas envolvidas estavam seguras.
“Os dados preliminares sugerem que um COPV de nitrogênio no compartimento de carga falhou abaixo de sua pressão de prova”,
disse Musk em um post no X, em uma referência a uma unidade de armazenamento de gás nitrogênio conhecida em inglês como Composite Overwrapped Pressure Vessel.
Foguete parecia já ter tido explosões
Embora a empresa não tenha respondido imediatamente a um pedido de comentário, duas explosões em rápida sucessão iluminaram o céu e lançaram destroços pelos ares, como mostram as imagens do vídeo do momento do incidente.

Por enquanto, o sistema de foguetes de Musk, que mede 122 metros de altura e visa levar o homem a Marte, ainda não obteve êxito e vem sendo prejudicado por uma série de falhas ocorridas neste ano.
Outras falhas neste ano
No mês de maio, ocorreu outra tentativa fracassada: o Starship da SpaceX não conseguiu cumprir algumas de suas metas de teste mais importantes, ficando fora de controle na metade do voo. O foguete decolou da base de lançamento da SpaceX, na Starbase, no Texas, e ultrapassou o ponto alcançado em duas tentativas anteriores, no início deste ano, que terminaram em explosões e espalharam destroços sobre as ilhas do Caribe, forçando dezenas de aviões a desviar suas rotas.