No último domingo (22), a montadora americana de veículos elétricos do bilionário Elon Musk, a Tesla, realizou seus primeiros testes com robotáxis na rua, operando na cidade de Austin, no Texas. O teste em pequena escala levou às ruas veículos do tipo Model Y. Agora, o novo desafio da empresa de Musk é implementar um sistema em milhões de veículos no prazo de um ano.
De acordo com analistas do setor de tecnologia, a Tesla possuí vantagens em relação aos seus concorrentes no ramo de veículos elétricos e autônomos. Um dos fatores que pode ser determinante para a aceleração do processo de implantação dos robotáxis é que a Tesla tem capacidade de fabricação em massa, sendo pioneira em atualizações remotas de software.
Além disso, a montadora possui um diferencial em relação às suas concorrentes, especificamente à Waymo. Ela não utiliza sensores radar e lidar, focando apenas em um sistema de câmeras atreladas a um conjunto de inteligência artificial.
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Model Y, veículo da Tesla utilizado no teste do robotáxi (Foto: reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed)
O robotáxi da tesla
O experimento realizado pela Tesla na cidade de Austin, no Texas, consistia no envolvimento de uma dúzia de carros não tripulados, com operação em áreas delimitadas e monitores de segurança no banco do passageiro da frente. O teste envolveu também um planejamento estratégico para evitar condições climáticas adversas, além da seleção de influenciadores defensores da marca.
Levando em consideração que os veículos da Tesla utilizam sistemas de IA, o professor de engenharia da computação da Carnegie Mellon University, Philip Koopman, aponta que o principal desafio para o aperfeiçoamento dos veículos da marca será o ‘treinamento’ dos robotáxis para situações extremas e complexas de tráfego. Para Koopman, isso pode levar anos, mas para ele, não há motivo para acreditar que a empresa de Musk fará um desenvolvimento rápido, levando em consideração a Waymo.
Os primeiros robotáxis
Esse sistema de táxis autônomos vem sendo trabalhado nos EUA há muito tempo, mais precisamente em 2009, quando o Google iniciou o desenvolvimento de seu veículo não tripulado. O protótipo realizou sua primeira volta em meados de 2015, também na cidade de Austin.
Desde então, a Waymo desenvolveu uma frota de cerca de 1500 robotáxis em cidades selecionadas no território americano. De acordo com um porta voz da marca, a empresa planeja inserir cerca de 2 mil veículos adicionais nas ruas até o final de 2026.