Dados surpreendentes divulgados pela Data AI Intelligence mostraram que o WhatsApp perdeu a liderança para o TikTok no tempo gasto pelo usuário mensalmente na plataforma. No entanto, ainda de acordo com o levantamento, ambas as plataformas continuam próximas.
Números de outras plataformas foram citados também
De acordo com os números divulgados, os brasileiros passam em média 30 horas mensais no TikTok versus 24 horas no WhatsApp. Ainda na mesma pesquisa, foi divulgado que tanto o YouTube quanto o Instagram ficaram empatados, com a média de consumo de ambos sendo 22 horas mensais. O Facebook vem na sequência com 12 horas, e o X consome cerca de 3 horas mensais.
TikTok vem ficando a frente de outros aplicativos quando o assunto e tempo de consumo dentro da plataforma (Foto: reprodução/Getty Images News/Matt Cardy/Getty Images Embed)
O ranking ainda apontou o tempo de consumo de algumas plataformas menos conhecidas, como o Pinterest, com 2 horas, o Telegram, conhecido como uma alternativa ao WhatsApp, com 1 hora, e o LinkedIn, com menos de 1 hora.
Possíveis causas para esse avanço do TikTok
Uma possível causa para os números do TikTok é que a rede social vem cada vez mais ocupando espaço, com seu algoritmo sendo criado com o intuito de fazer o usuário passar mais tempo dentro da plataforma. Aliado a isso, está o crescimento da plataforma, principalmente entre o público mais jovem, que vem usando o TikTok cada vez mais como sua principal rede social, deixando o WhatsApp para contatos mais casuais.
Outro ponto que ajuda o TikTok é que ele vem moldando várias tendências, muitas vezes alcançando o público geral, com a plataforma tendo grande influência, principalmente no mundo da música.
Um outro número curioso mostrado pela pesquisa foi a queda de popularidade do X. Mesmo ainda tendo uma base ativa de usuários bastante sólida dentro do país, a plataforma já não tem tanto apelo quanto no passado.