A novidade do WhatsApp apelidada de “Conversas por Voz” foi anunciada pelo empresário Mark Zuckerberg nesta quinta-feira (22). O Recurso permite que membros do grupo iniciem uma conversa por voz de forma espontânea, sem ter a obrigação de sair do chat ou ter de iniciar uma ligação, tornando as conversas em grupos mais dinâmicas com o novo recurso.
Como acessar o recurso?
Na prática, ao iniciar uma conversa por voz, o usuário deve deslizar a tela da conversa para cima e segurar por alguns segundos. Em seguida, a conversa por voz vai ficar fixada lá na parte de baixo da conversa. Permitindo um acesso mais fácil aos controles. Além disso, os membros do grupo vão poder conferir quem está na conversa e poderão entrar quando desejarem.
Até esta semana, a ferramenta só estava disponível em grandes grupos, o que restringia a utilidade de todos os participantes.
Diferenças entre as funcionalidades
Embora tenha semelhanças, o recurso de conversas por voz não é igual ao de ligações em grupo de WhatsApp. Por exemplo, a conversa por voz não notifica todo o grupo ou gera um toque como ocorre nas ligações.
É importante atentar que ao finalizar uma conversa por voz, esta por sua vez não ficará registrada no chat do grupo, pois é uma alternativa de uso mais espontâneo para assuntos rápidos e até mais casual. Por outro lado, as ligações em grupos favorecem mais uma estrutura específica que será abordada, como recurso de levantar as mãos e reações com emojis, a exemplo do que vemos em ferramentas como Microsoft Teams e Google Meet.
Portanto, a utilidade da conversa por voz é mais propícia para um espaço de conversa ao vivo. Em que todos os participantes do grupo podem ouvir e participar. Assim como as mensagens e ligações, as conversas por voz serão protegidas com criptografia de ponta a ponta.
