Após mais de três anos e meio sem análises, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou a situação das praias de Angra dos Reis, trazendo boas notícias para os banhistas. No entanto, também foram identificadas algumas praias em situação imprópria para banho. No período de 26 de setembro a 9 de outubro de 2023, o Inea realizou a coleta de amostras em 20 praias da região, revelando os resultados em seu último boletim.
De acordo com o último boletim divulgado pelo Inea, 12 praias em Angra dos Reis estão atualmente em condições apropriadas para receber banhistas, enquanto oito praias foram classificadas como impróprias devido à qualidade da água. Antes dessa análise, a última avaliação havia ocorrido em fevereiro de 2020. O Inea explicou que o longo período sem atualizações foi em grande parte atribuído à pandemia de Covid-19, que afetou a capacidade de coleta e análise de amostras de água.
Praia Grande, própria para banho. (Foto: Reprodução/Expedia)
Além de Angra dos Reis, o município de Paraty (RJ) também enfrenta uma situação semelhante, uma vez que seus dados sobre a qualidade da água nas praias ainda não foram atualizados desde fevereiro de 2020. A divulgação das condições das praias é de grande importância para a saúde pública, uma vez que ajuda a orientar os frequentadores sobre onde é seguro nadar e aproveitar o mar. A recomendação é que os banhistas observem atentamente as informações fornecidas pelo Inea e evitem nadar em praias listadas como impróprias até que a qualidade da água seja restaurada.
Portanto, os amantes das praias de Angra dos Reis podem agora planejar suas visitas com mais segurança, aproveitando a natureza deslumbrante que a região tem a oferecer.
Praias próprias para banho
Biscaia
Praia Grande
Leste
Brava
Mambucaba
Gordas
Garatucaia
Pontal
Éguas
Figueira
Laboratório
Vermelha
Praias impróprias para Banho
Bexiga
Bonfim
Costeirinha
Enseada
Frade
Itinga
Jacuecanga
Retiro
Foto Destaque: Praia do Retiro, imprópria para banho (Reprodução/Tripadvisor)