Hoje, o brasileiro Tomaz Viana, mais conhecido por Toz Vianna, inaugurou sua exposição ‘Céu na Terra’ na Casa da América. O local é o antigo Palácio de Linares, e atualmente suas salas são utilizadas para reuniões e exposições de alto prestígio.
A obra do artista foi premiada ao alcançar a maior nota em um edital que daria a oportunidade de um projeto de intervenção artística no festival !Hola Rio!, uma parceria entre organizações do Rio de Janeiro e de Madri. Além da oportunidade de expor sua obra, um valor de 70.500 reais foi disponibilizado.
A obra
Em ‘Céu na Terra’, o artista brinca com um jogo entre pinturas e espelhos. Toz realiza uma pintura simulando um céu azul com nuvens brancas que ocupam todo o espaço da galeria, e no chão de sua instalação, o brasileiro coloca espelhos para refletir a pintura, criando um efeito imersivo para quem anda em sua obra. Para o público, a sensação é de estar caminhando sobre o céu.
Toz Vianna contou com a curadoria de Cammila Ferreira nesta obra, e o artista faz questão de trazer o céu em várias de suas obras. ‘Céu na Terra’ traz uma interpretação lúdica de uma paisagem encantadora.
O artista Toz Vianna detém o recorde de exposição mais visitada da história do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Reprodução/instagram/@Tozfbc.
O artista
O baiano, natural de Salvador, dedica-se à arte do graffiti há 26 anos e, desde 2003, trabalha também com a criação de telas e objetos. Em 2014, fez sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro, e apenas um ano depois, estreou internacionalmente com a obra ‘Vendedor de Alegria’ em Paris. Depois disso, Toz realizou diversos trabalhos em outros países, como a pintura de um painel de mais de 20 metros de altura na sede das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça.
Sua exposição ‘Todas as Cores’ bateu o recorde de exposição mais visitada da história do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Além da instalação na Espanha, o artista está exibindo sua obra ‘Permutações Cromáticas’ na Galeria Movimento, situada na Gávea, bairro do Rio de Janeiro.
Foto destaque: Toz Vianna realiza exposição na Galeria Guayasamin, em Madri, na Espanha. Reprodução/instagram/@tozfbc.