Conheça Afuá, cidade onde a bicicleta é o principal meio de transporte

Lucas Venâncio Por Lucas Venâncio
3 min de leitura

Afuá, conhecida também como “Veneza de Marajó”, é uma cidade do estado do Pará, no arquipélago de Marajó. Por lá, enchentes ocorrem de maneira sazonal, o que levou a cidade a se desenvolver e traçar estratégicas de locomoção. Por existir sobre palafitas, carros e motos são proibidas, levando a população a se locomover a pé ou, mais comumente, de bicicleta. E a popularidade das “magrelas” é tanta que, por lá, existem adaptações como Bicitáxi e Bicilância.

A Cidade de Afuá

Afuá existe há 133 anos e conta atualmente com 37,7 mil habitantes. Mesmo fazendo parte do estado do Pará, a capital mais próxima dessa cidade é Macapá, no Amapá, com 84 quilômetros de distância.  O transporte se dá por barcos ou táxi aéreo.

É localizada na região próxima à foz do rio Amazonas, em uma área de várzea. Por esse motivo, enchentes são comuns na região e ocorrem de maneira sazonal. Isso levou maior parte da cidade a ser construída sobre palafitas, conjunto de estacas de madeiras.


Cidade de Afuá, com suas palafitas e o principal meio de transporte: bicicleta.(Foto: reprodução/João Campos/Prefeitura de Afuá)


Bicicleta, Bicitáxi e Bicilância

Por esta configuração, a locomoção dos habitantes se dá a pé ou pelas bicicletas e suas adaptações. Raimundo de Souza, conhecido como Sarito, tem 55 anos e foi o inventor do primeiro Bicitáxi. Em 1995 ele criou o protótipo da criação, a partir da junção de peças de bicicleta, com o intuito de levar as crianças para passear:

O primeiro bicitáxi foi uma bicicleta com três rodas. As crianças gostaram e as pessoas começaram a se adaptar a andar. O nome foi a junção de bicicleta com táxi, e a partir daí comecei a cobrar para transportar as pessoas”, disse em entrevista à Rede Liberal

Ele ainda confirma que o bicitáxi faz sucesso até os dias atuais: “Hoje nós temos bicitáxi caríssimo, mais caro do que uma moto, com som, equipado”. Raimundo ainda ressaltou a importância econômica desse transporte: “Têm pessoas que usam a bicitáxi para manter a família. Durante três anos vivi do bicitáxi, sustentei minha família com o serviço”.

Além de táxi, também existe a ambulância adaptada, chamada Bicilância. Ela é um transporte complementar do corpo de bombeiros, feita da junção de duas bicicletas. É também utilizada para o transporte de pacientes, junto às embarcações.

Existem muitos exemplos, para além desses, da criatividade dos afuaenses. Tanto que, segundo Sarito, existe um concurso para eleger as bicicletas mais criativas. A competição ocorre durante a realizado do Festival do Camarão, evento bastante famoso na região.

 

Fodo Destaque: Afuá, a Veneza de Marajó. Reprodução: João Campos/Prefeitura de Afuá.

Deixe um comentário

Deixe um comentário