Ilha que foi presídio em São Paulo, hoje é ponto turístico em Ubatuba

3 min de leitura

A Ilha Anchieta está localizada na costa do estado de São Paulo, e faz parte do município de Ubatuba. É uma das ilhas mais conhecidas e visitadas da região, devido à sua beleza natural e ao seu significativo valor histórico e ecológico.

Contudo, em outros tempos, a ilha foi um presídio estadual de São Paulo, além de um hospital de isolamento para pacientes com hanseníase. Atualmente, é um dos pontos mais belos de Ubatuba, e passagem obrigatória dos turistas que visitam o litoral norte do estado, além de possuir diversas outras atrações para os visitantes.


Ruínas do presídio de Anchieta hoje servem para visitação (Foto:Reprodução/Instagram/@darleneandrade)


Detalhes do passado da Ilha

O presídio e o hospital funcionavam como uma espécie de colônia penal e hospitalar, onde os pacientes de hanseníase eram isolados do continente e da sociedade para evitar a propagação da doença. A Ilha Anchieta, devido ao seu isolamento geográfico, foi considerada um local estratégico para esse uso.

Atualmente, as ruínas dessas instalações históricas podem ser visitadas pelos turistas como parte da experiência de exploração da Ilha Anchieta. Essas ruínas oferecem uma visão da história da saúde pública no Brasil e do tratamento de pacientes com hanseníase ao longo do tempo.

A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, que se inicia, após uma incubação muito lenta, e evolui para a forma tuberculosa (a mais comum), lepromatosa ou ainda intermediária. No passado, já foi conhecida como lepra. A ilha também já sofreu com uma rebelião em 1942, e acabou em 25 mortes.


Diário de São Paulo explica passado da Ilha Anchieta (Foto:Reprodução/X/@diariosp)


Como está a Ilha 

A exploração da Ilha de forma turística, se intensificou neste mês de setembro, com a chegada da Fundação Florestal, do governo de São Paulo, na gestão. A fundação fechou um contrato de dez anos, com a empresa Ebram Fiore para manutenção de diversos serviços turísticos.

Entre os serviços oferecidos estão: hospedagem, alimentação, atrações, atividade de lazer e cultura também. Contudo, a Ebram não tem permissão para fazer nenhuma nova edificação, devido permissão ecológica. O passo de prisão ficou para traz, e as ruínas do presídio funcionam apenas como visitação dos turistas com guias históricos.

 

Foto destaque: Visão da costa da Ilha vista de cima Foto:Reprodução/Instagram/@greenhavenilhaanchieta

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile