Volta da exigência de visto de turismo para algumas nacionalidades será debatido por senadores

Raphael Klopper Por Raphael Klopper
3 min de leitura

O Itamaraty, ministério encarregado das relações diplomáticas exteriores do Brasil, anunciou essa semana que cidadãos da Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos serão obrigados a obter o visto de turismo para poderem entrar no Brasil. A ação de exigência entrará em efeito a partir do dia 1° de outubro.

Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a exigência da documentação para esses países havia deixado de ser obrigatória com objetivo de fomentar o turismo brasileiro. Mas acabou se tornando ineficaz e sem resultados após o início da pandemia de covid-19 em 2020.

No entanto, a recente decisão tomada pelo Itamaraty, visa um princípio de reciprocidade visto que esses países exigem o visto de turistas brasileiros. Visando ainda que a decisão venha estimular o turismo nacional pós-pandemia. Antes de 2019, o Brasil recebia torno de 6,2 milhões de turistas por ano.


Turistas no Corcovado, Rio de Janeiro (Foto: Reprodução / G1)


O senador Jorge Seif, do PL de Santa Catarina se expressou sobre a decisão do Itamaraty afirmando que o processo de entrada dos turistas no Brasil não pode ser burocrático, viso que o turismo em si fomenta mais de 50 atividades no país.

Diversas tentativas de obter isenção de vistos de turismo para brasileiros nesses respectivos países foram feitas sem frutos, o que levou o Ministério das Relações Exteriores afirmar que o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita turística.

O senador Irajá (PSD do Tocantins) afirma que, pela condição da balança de turismo brasileira ser deficitária, essa a decisão pode acabar sendo prejudicial tanto para os setores ligados ao turismo quanto para a economia. Irajá apresentou um pedido de visita ao Itamaraty para que o assunto pudesse ser debatido com autoridades diplomáticas.

Segundo dados providos do Ministério do Turismo, 2022 teve um dos piores desempenhos do mundo em relação ao turismo internacional no Brasil, ficando atrás do Continente Africano. Agora em 2023, só em o país já havia recebido mais de 800 mil turistas estrangeiros.

O pedido de Irajá foi aprovado pelo ministério, com a data da reunião com o Itamaraty prevista para ser agendada.

 

Foto Destaque: Passaporte Brasileiro (Reprodução / Rádio Senado)

Deixe um comentário

Deixe um comentário