Franquias do McDonald’s conflitam entre si devido à guerra em Israel

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

Uma das franquias locais da rede de restaurantes fast food McDonald’s, em Israel, tem oferecido descontos para soldados, forças de segurança e outros desde o início da guerra, após o ataque do Hamas, no dia 7 de outubro.

Conflito

De acordo com postagens realizadas nas redes sociais, o McDonald’s Israel já distribuiu mais de 100 mil refeições grátis. Em resposta, muitos outros franqueados na região se apressaram em se distanciar das ações da franquia israelense.

No Kuwait, Paquistão e em outros países, grupos de franquias informaram não ter nenhum vínculo com a franquia de Israel. Alguns aproveitaram para informar que teriam feito doações para auxiliar Gaza, onde mais de cinco mil pessoas já foram mortas em ataques.

No entanto, mesmo com as declarações, o McDonald’s no mundo árabe tem enfrentado depredações em restaurantes da região e apelos de boicote.

Debate sobre a franquia

A tensão entre as franquias tem gerado um debate que questiona o modelo de negócios. As franquias permitem que os proprietários tenham independência para tomar determinadas decisões de maneira diferente da empresa. No entanto, os clientes não têm como diferenciar um franqueado de uma loja oficial, portanto, podem concluir que uma ação realizada em um estabelecimento reflete a postura da empresa.


Franquias do McDonald’s estão em conflito devido à guerra em Israel. (Reprodução/Mundo do Marketing)


Dessa forma, é possível que o nome da empresa fique ligado a polêmicas. Até o momento, o McDonald’s não se posicionou sobre a guerra.

O formato de lojas franqueadas ajudou o nome da empresa a se espalhar por todo o mundo, somando 40 mil pontos de venda, sendo que aproximadamente 27 mil se encontram fora dos Estados Unidos. No Brasil, existem em média 1.020 restaurantes.

O franqueamento, no entanto, impossibilita que a empresa possa tomar decisões sobre como cada proprietário responde a uma crise ou sobre a administração. Grande parte dos restaurantes é administrada por um franqueado, que atua de maneira independente, definindo salários e preços dos produtos, podendo realizar doações ou declarações que não têm relação com a empresa.

 

 

Foto destaque: Guerra em Israel provoca tensão entre franquias do McDonald’s. Reprodução/Estadão.

Deixe um comentário

Deixe um comentário