Na noite desta quarta-feira (25), Cruzeiro e Bahia se enfrentaram em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um confronto como se diz de “seis pontos”, pelo motivo de ambas as equipes mesmo estarem um pouco mais distante, mas que ainda estão querendo se afastar de vez da zona do rebaixamento. Pela primeira vez no ano, a equipe celeste conseguiu triunfar no Mineirão, em um jogo que marcava 300 partidas disputadas da equipe mineira no estádio desde sua reforma, e com uma vitória imponente de 3 a 0 sobre a equipe baiana.
O atacante Bruno Rodrigues, artilheiro do Cruzeiro na termporada, comemorando seu o gol contra o Bahia (Foto: reprodução/Instagram/@brasileirao)
Como chegavam Cruzeiro e Bahia para jogo dos “6 pontos”
As duas equipes chegavam de bons resultados na última partida; por um lado a equipe do Bahia vinha de três vitórias seguidas sendo a última diante do Fortaleza. Já o Cruzeiro chegava de uma vitória histórica e muito importante sobre o maior rival Atlético Mineiro, que deu à equipe mineira um alívio para as demais rodadas.
Jogo
Já no começo do primeiro tempo, logo se via o impacto que foi a vitória da equipe celeste no clássico, onde a união entre jogadores e torcida era notória e os atletas correspondiam em campo à grande festa e incentivo dos torcerdes, e logo se via o domínio do jogo nas mãos da equipe mineira, que imprimia um ritmo intenso e, com uma pressão na saída de bola e toques rápidos, não deixava o Bahia respirar em campo. Aos 19 minutos, toda essa pressão surtiu efeito, quando em um belo cruzamento de Matheus Pereira, a bola desviada contra de Kanu estufou as redes da equipe do Bahia e, assim como contra o Atlético Mineiro, o Cruzeiro saiu na frente do marcador com um gol contra.
O treinador Zé Ricardo comemorando o primeiro gol feito pelo Cruzeiro (Foto: reprodução/Instagram/@tops_cruzeirenses)
Pressão cruzeirense
Após o gol, o que era uma pressão virou um jogo de um time só, com o Cruzeiro tendo a maior posse de bola, o controle do jogo e as principais chances, uma delas aos 33 minutos quando Arthur Gomes em jogada individual finalizou e a bola passou muito perto do gol. E tudo piorou ainda mais quando um dos melhores jogadores do Bahia, o meia Cauly sentiu e teve que ser substituído. Logo após perder o seu melhor jogador, o Bahia quase viu o Cruzeiro ampliar, quando novamente Matheus Pereira, em um belo passe, achou Bruno Rodrigues que tirou do goleiro Marcos Felipe, e acabou acertando a trave. Com isso, a equipe mineira ia para o intervalo com o marcador de 1 a 0 ao seu favor.
Cruzeiro seguindo com ritmo intenso para liquidar a partida
Após a volta para o segundo tempo, o jogo seguia mais do mesmo, com o Cruzeiro tendo as rédeas do jogo e o Bahia tentando algo em contra-ataques e tentava se defender como podia. Entretanto, logo aos 53 minutos, após assistência de Arthur Gomes, o lateral Marlon ao tentar cruzar acabou acertando o gol e ampliando a vantagem para a equipe mineira, que agora estava com 2 a 0 no marcador.
O lateral Marlon após ter feito o segundo gol da partida (Foto: reprodução/Instagram/@mineirao)
Primeira vitória no Mineirão na termporada desde sua reforma
Após o segundo gol e substituições feitas por Rogério Ceni que não surtiram efeito, a equipe do Bahia simplesmente sucumbiu de vez e a equipe do Cruzeiro administrava o resultado e sempre tentava uma saída mais rápida para surpreender a equipe baiana. E aos 88 minutos, o lateral William achou o atacante Bruno Rodrigues, artilheiro celeste na temporada, que marcou e decretou a primeira vitória do Cruzeiro no Mineirão no ano por 3 a 0, logo na partida 300 da equipe celeste no novo Mineirão.
Jogadores do Cruzeiro comemorando junto com a torcida fazendo a icônica celebração viking, em jogo 300 da equipe celeste no novo Mineirão (Foto: reprodução/Instagram/@mineirao)
Agora, a equipe do Cruzeiro do volta a jogar no próximo dia 2 de novembro, na quinta-feira às 20h (horário de Brasília) contra a equipe do São Paulo fora de casa no Morumbi; isso devido ao adiamento da partida que teria contra o Fortaleza na sexta-feira (27), por causa da equipe nordestina ter a final da Sul-Americana contra a LDU no sábado (28). Já a equipe do Bahia tenta se recuperar contra o Palmeiras fora de casa, no Alianz Parque, no sábado (28), às 19h (horário de Brasília), válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Foto destaque: o meia Lucas Silva comemorando a vitória do Cruzeiro sobre o Bahia juntos aos mascotes Raposão e Raposinha (Reprodução/Instagram/@tops_cruzeirenses)