O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 tem início neste domingo (05) e é considerado o maior exame do Brasil para ingresso no ensino superior. Quase 4 milhões de estudantes estão inscritos para realizar as provas de linguagens e ciências humanas, bem como a redação. Para garantir que tudo transcorra sem problemas e que o candidato não perca a prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que eles cheguem ao local do exame até as 12h.
É fundamental que os candidatos saiam de casa com antecedência, verificando se possuem todos os documentos e materiais necessários. É importante lembrar que, aos domingos, o transporte público geralmente opera com uma programação reduzida.
Aluno estudando para o ENEM (Foto: reprodução/Hermes de Paula/Agência o Globo)
O que levar
Os itens obrigatórios para levar ao ENEM incluem um documento oficial com foto, que pode ser digital, como o e-título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital ou o RG Digital. Além disso, é necessário ter uma caneta preta de material transparente (é recomendável levar mais de uma, caso uma falhe), o cartão de confirmação de inscrição, um lanche (preferencialmente alimentos energéticos, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em uma garrafa sem rótulo. O lanche será inspecionado pelo fiscal da sala.
Para garantir o conforto durante a prova, é aconselhável escolher uma roupa confortável e calçados que não causem desconforto, já que a duração da prova é de cinco horas e meia.
Como citado, o Inep aceitará documentos digitais de identificação, como o e-título, a CNH Digital e o RG Digital. No entanto, é importante que o candidato mostre o aplicativo oficial ao fiscal, pois imagens salvas não serão aceitas. Além disso, após entrar na sala de prova, o uso de dispositivos eletrônicos, como celulares, continua proibido.
Itens proibidos
Certos itens são proibidos no ENEM além dos celulares, como calculadoras e qualquer equipamento eletrônico, que devem ser desligados e guardados em um envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Qualquer emissão de som pelos dispositivos durante a prova resultará na eliminação do candidato. Outros itens proibidos incluem dispositivos que recebem imagens, vídeos ou mensagens, óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros, bebidas alcoólicas, cigarros e/ou drogas ilícitas.
A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido aos candidatos ir ao banheiro, mas apenas com a supervisão de um fiscal. É importante seguir essas orientações rigorosamente para evitar problemas durante o exame.
Foto destaque: Estudante em aula para a reta final do ENEM 2023 (Reprodução/Hermes de Paula/Agência o Globo)