Onda de calor no Brasil chega ao ápice no próximo domingo (12)

Alexandre Kenzo Por Alexandre Kenzo
3 min de leitura

Segundo novas informações do Climatempo, o pico da atual onda de calor deve ocorrer neste domingo (12). O Sudeste e o Centro-Oeste são os principais afetados, com previsões de temperaturas ao menos 5ºC acima da média, ultrapassando 44ºC em algumas cidades.

De acordo com um alerta da MetSul, as temperaturas podem quebrar recordes históricos. Na manhã desta sexta-feira (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o antigo aviso, antes válido apenas até o fim de semana, para comunicar que agora o alerta – agora vermelho – vale até a próxima quarta-feira (15).

Atualmente, espera-se que a temperatura máxima chegue aproximadamente à 40ºC no interior paulista, em grande parte do Triângulo Mineiro, no sul de Goiás, e possivelmente no Espírito Santo.


Mapa de temperaturas historicamente elevadas.

Mapa de temperaturas historicamente elevadas. (Foto:Reprodução/Inmet/g1)


Onda de calor

A persistência estendida dessa onda foi definida após observações meterológicas sobre a falta de nuvens, o vento fraco, e a intensidade da massa de ar quente e seco.

É um aviso de onda de calor, que vai ter a persistência dessa temperaturas elevadas até quarta-feira, e pode prosseguir para os dias seguintes,” explica Heráclio Alves, meteorologista do Inmet. “Além de reduzir a nebulosidade, continuamos com temperaturas elevadas, já que a primavera é uma estação mais quente e tem essa frequência maior de dias com temperaturas acima de 5ºC.

A combinação com a baixa umidade implica em fortes recomendações para precaver contra a desidratação, especialmente nos estados mais afetados.


Mais ao sul, o Inmet lança previsão de tempestades.

Mais ao sul, o Inmet lança previsão de tempestades. (Foto:Reprodução/Inmet/g1)


Leve frente fria no sul

A situação deve ficar mais crítica nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Goiás (e Distrito Federal). Mas para São Paulo, está previsto que uma frente fria pode amenizar o clima no fim de semana, mas apenas temporariamente.

Essa frente fria vai passar bem afastada no oceano, então não é forte o suficiente para provocar temporais em São Paulo, iguais aos da semana passada,” disse Maria Clara Sassaki, metereologista do Climatempo, adicionando que mesmo assim as temperaturas podem chegar até 30ºC no estado, e até 39ºC na segunda-feira (13).

Os efeitos da frente fria serão melhores sentidos mais ao sul, onde há previsão de tempestade para o Rio Grande do Sul, com ventos chegando a 60 km/h e forte queda de granizo.

Foto Destaque: Segundo cientistas da UE, 2023 pode ser o ano mais quente em 125 mil anos. (Reprodução/Pexels/Pixabay)

Deixe um comentário

Deixe um comentário