Bairros do Rio enfrentam fortes chuvas após dia de calor intenso

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
4 min de leitura

Moradores da Zona Oeste e Baixada Fluminense foram surpreendidos pela quantidade de água produzida pelas chuvas durante a noite desta terça-feira (14). Com temperaturas registrando mais de 35°C nos últimos dias, as pancadas de chuva já eram previstas para acontecer ontem. No entanto, as tempestades no estado carioca acabaram superando as expectativas. 

Bairros como Vila Kennedy, Bangu, Santíssimo e Senador Camará presenciaram queda de granizo em suas residências. Já na Zona Sul e Centro da cidade – ruas em localidades como Catete e Glória ficaram completamente alagadas. Além disso, as fortes chuvas ocasionaram a queda de cinco árvores durante a noite, segundo o Centro de Operações Rio (COR), que constantemente atualiza a situação da cidade em seu perfil nas redes.


Motorista fica ilhado no meio da rua por conta das fortes chuvas (Foto: reprodução/TV Globo/G1)


Calor intenso dos últimos dias

A nova onda de calor categorizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), atinge no momento 15 estados e o Distrito Federal. Ainda nesta terça-feira, a sensação térmica no Estado carioca chegou à máxima de 58,5°C pela manhã – medido em Guaratiba, Zona Oeste do Rio.

Para a CNN Brasil, a meteorologista Christiane Nascimento explicou que o resultado da alta temperatura registrada em Guaratiba, em específico, tem por razão tanto fatores meteorológicos, como a temperatura e umidade do ar, quanto fatores relacionados a geografia do local. “Essa região (Guaratiba) está mais sob o efeito de ventos do quadrante norte, que são ventos mais quentes. Ela também está próxima de um corpo hídrico, que é a baía de Sepetiba, e isso aumenta a umidade relativa do ar no entorno”. explica Christiane. Esta é a quarta onda de calor enfrentada pelo Brasil apenas no segundo semestre deste ano.

As extremas temperaturas são explicadas não só pela aproximação da estação do verão no calendário climático dos brasileiros, como também pelo El Niño – fenômeno causado pelo aquecimento das águas do oceano, especialmente o Pacífico.

Acontece que estas ondas de calor são extremamente perigosas para a saúde humana, uma vez que o superaquecimento do corpo de uma pessoa pode causar sintomas como insolação, desidratação e fadiga extrema. Portanto, algumas medidas de proteção para o calor intenso se fazem necessário como: consumir bastante água, optar por ficar em lugares com sombras, uso de vestimentas leves e objetos para cobrir principalmente a região do rosto como bonés e óculos escuros e a aplicação do protetor solar.

Previsão para os próximos dias


Neste período do ano, as praias do Rio de Janeiro costumam a ficar lotadas (Foto: reprodução/Dabldy/IStock by Getty Images)


Segundo o Inmet, o alerta de perigo contra a onda de calor se estendeu até sexta-feira (17). Nesta quarta-feira (15), a temperatura do Rio de Janeiro cai alguns graus, porém permanece quente e com previsões de pancadas de chuvas isoladas no final do dia. 

No final de semana ainda dá tempo de pegar uma praia porém, mais especificamente no domingo, a previsão é de uma queda na temperatura, podendo chegar na máxima de 32°C e mínima de 22°C, segundo dados do Climatempo.

 

Foto Destaque: chove granizo no Rio de Janeiro após um dia de calor intenso (Reprodução/1° foto: Marc Bruxelle/IStock by Getty Images; 2°foto: Arquivo Pessoal/G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário