Nesta sexta-feira (22), a FIFA definiu que o confronto entre Brasil x Argentina será realizado no dia 22 de setembro. O clássico, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, já havia iniciado no dia 5 de setembro do ano passado, mas foi interrompido após agentes da Anvisa chegarem a Neo Química para deter jogadores argentinos que haviam burlado as regras sanitárias do Brasil durante a Pandemia.
O jogo de setembro do último ano foi interrompido aos 5 minutos (Reprodução/Lucas Figueiredo-CBF)
A CBF (Confederação Brasil de Futebol) e a AFA (Associasón Argentina de Futbol) receberam a confirmação do jogo no início desta tarde. A entidade ainda indicou que a CBF tem até o dia 22 de junho para informar em que estádio será disputada a partida. Esse será o segundo confronto entre Brasil e Argentina neste ano. Além da partida pendente pelas Eliminatórias, as duas seleções irão disputar um amistoso no dia 11 de junho, na Austrália. Ambas as equipes já estão classificadas para a Copa do Mundo, mas ainda assim a partida será realizada.
Se os envolvidos entrarem em acordo, o clássico pode ser disputado em outro país. Entretanto, o novo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, já deixou claro em mais de uma ocasião que pretende “aproximar a seleção da torcida”, ou seja, quer que os comandados de Tite jogue mais no Brasil. Além de remarcar o duelo, a FIFA aplicou punições aos envolvidos no episódio que ficou conhecido “clássico da Anvisa”. A CBF foi multada em 550 mil francos suíços (R$ 3,1 milhões) por causa de falhas na organização do jogo e invasão de campo. Por outro lado, nem a federação ou jogadores argentinos foram punidos. As duas seleções sul-americanas usarão o jogo para preparação da Copa do Mundo, que se inicia em novembro de 2022. A Argentina está no Grupo C com México, Polônia e Arábia Saudita. Enquanto a seleção brasileira ficou no grupo G e enfrenta Camarões, Sérvia e Suíça.
Foto destaque: Brasil x Argentina em setembro de 2022, na Neo Química Arena. Reprodução/Marcos Ribolli.