Coreia do Norte testa sistema de armas nucleares subaquáticas

Luiza Nascimento Por Luiza Nascimento
4 min de leitura
Kim Jong-un (Foto: reprodução/CNN)

Na quinta-feira (18), a Coreia do Norte realizou um teste de um sistema de armas nucleares submarinas, denominado “Haeil-5-23”, nas águas da costa leste do país, segundo a agência de notícias estatal KCNA. 

O regime liderado por Kim Jong-un afirmou que o teste é uma resposta direta aos exercícios militares conjuntos conduzidos pelos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão que ocorreram entre  terça-feira (9) e quarta-feira (10)  da semana passada, envolvendo inclusive o uso de um porta-aviões norte-americano. O país não divulgou a data exata do teste, mas ressaltou que tais ações “continuarão a dissuadir as manobras militares hostis das marinhas dos EUA e seus aliados”.



Simulações nos anos anteriores

Em agosto de 2023, o país realizou um exercício militar simulando um ataque nuclear contra alvos na Coreia do Sul em resposta a exercícios semelhantes realizados pelos Estados Unidos e Coreia do Sul. A irmã do líder norte-coreano, Kim Yo-jong, também alertou recentemente que qualquer provocação resultaria em uma resposta com “batismo de fogo”.

Além do teste submarino, a Coreia do Norte disparou artilharia na região de fronteira marítima com a Coreia do Sul entre os dias (5 )e (7) de janeiro. Esses disparos levaram as autoridades sul-coreanas a pedir que os residentes das ilhas locais procurassem abrigo, enquanto as forças militares sul-coreanas responderam com exercícios militares. As recentes ações aumentaram as tensões na Península Coreana, destacando a fragilidade das relações entre as partes envolvidas.

Coreia do Sul x Coreia do Norte

As relações entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte têm sido historicamente complexas e marcadas por tensões, confrontos militares e desconfiança mútua. Aqui estão alguns dos problemas mais significativos que contribuíram para as dificuldades nas relações entre esses dois países:

  • Guerra da Coreia (1950-1953) e a Divisão Ideológica e Política: A Guerra da Coreia foi um conflito brutal que dividiu a península coreana. A guerra terminou com um armistício em 1953, mas não foi assinado um tratado de paz, deixando as duas Coreias tecnicamente em guerra, com isso a Coreia do Sul e a Coreia do Norte têm sistemas políticos e ideológicos opostos. A Coreia do Sul é uma democracia capitalista, enquanto a Coreia do Norte é governada por um regime socialista autoritário sob liderança da família Kim.
  • Programa Nuclear Norte-Coreano: O desenvolvimento do programa nuclear pela Coreia do Norte tem sido uma fonte constante de preocupação para a comunidade internacional. Os testes nucleares e os avanços no desenvolvimento de mísseis balísticos por parte da Coreia do Norte geraram tensões e levaram a sanções internacionais.
  • Confrontos Militares na Fronteira Marítima: A fronteira marítima disputada entre as duas Coreias no Mar Amarelo (Mar Ocidental) tem sido palco de vários confrontos. Disparos de artilharia e incidentes navais aumentaram a instabilidade na região.
  • Propaganda e Guerra Psicológica: Ambos os lados realizam ações de propaganda e guerra psicológica, inclusive através de transmissões de alto-falantes na fronteira, para influenciar a opinião pública e desestabilizar o outro lado.
Deixe um comentário

Deixe um comentário