A ideia surgiu durante a pandemia para atender o público no isolamento social e a procura pelo serviço cresceu, levando o CEO do negócio lançar franquias para atender o mercado.
O uso constante de aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e computadores fez com que, no século XXI, a quantidade de pessoas com problemas oculares ou propensão a desenvolvê-los aumentasse exponencialmente, criando uma tendência da necessidade do uso de óculos.
(Reprodução/Instagram)
Segundo o IBGE, mais de 35,7 milhões de pessoas sofrem com alguma deficiência ocular no Brasil. O problema deve se agravar até 2050, quando 50,7% dos brasileiros serão míopes, isso significa que, nos próximos 34 anos, a incidência deve aumentar 83% no país de acordo com metanálise de uma publicação da Academia Americana de Oftalmologia (AAO).
Atendimento em domicílio
A Homecare dos Óculos surgiu durante a pandemia do novo coronavírus para atender uma necessidade do público durante o isolamento social, a empresa traz ao mercado um sistema inovador, prático e confortável. A Homecare (cuidados em domicílio), como o próprio nome sugere, proporciona aos clientes um atendimento para consultas, exames de vista e aquisição dos óculos na própria casa. O CEO da empresa Deyvson Ribeiro falou um pouco sobre essa experiência: “o cliente determina o lugar em que deseja ser atendido, seja em casa, no trabalho, na escola, até mesmo no intervalo do almoço. Nós levamos toda a estrutura de uma ótica, um especialista ótico e mais de trezentas armações para ele escolher como desejar”.
A empresa segue uma tendência de mercado, na qual as pessoas preferem receber serviços no conforto do lar. “A Homecare dos óculos inovou criando o personal vision, que será o profissional dedicado a cuidar da visão das pessoas em domicílio. Isso é uma tendência, pois hoje temos o personal style, que cuida do visual da pessoa, temos o personal trainer, que instrui as atividades físicas em domicílio, então o cliente hoje quer receber o serviço em sua casa”, relata Deyvson.
(Reprodução/Instagram)
Outros locais de atendimento
Além de oferecer serviços individualizados, de maneira coletiva à família inteira ou até mesmo a todo o condomínio, a Homecare do Óculos também atende as empresas que desejam receber o atendimento óptico em suas estruturas, através do projeto Vision On Company. “Levamos o especialista à empresa para fazer o exame de vista dos funcionários, sem compromisso algum. Se for identificado que o funcionário tem alguma necessidade, ele pode ali mesmo adquirir os óculos de maneira prática e com uma ampla condição de parcelamento”, esclarece o CEO da empresa.
A Homecare dos Óculos está presente em São Paulo, região metropolitana, mas Deyvson conta que já existe a ideia de expansão: “com a demanda alta que tivemos na pandemia por volta de março e abril de 2020, vimos que era possível ter o faturamento de uma loja física sem precisar das estruturas de uma. Não ficamos presos a uma rua, bairro ou região, nós não temos fronteiras, podemos ir de cidade em cidade, somos uma ótica móvel. Pretendemos expandir de uma maneira espiral para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, até alcançar o Brasil inteiro”.
Modelo de negócio lucrativo
O segmento óptico está entre os mais rentáveis na área da saúde. Deyvson cita os 3 pilares importantíssimos para esse negócio: “o primeiro é a demanda, hoje grande parte da população usa óculos ou tem a necessidade de fazer uso, então é uma tendência; o segundo é a margem de lucro, para que o investidor possa ter uma lucratividade muito boa; o terceiro é a recorrência, pois se alguém passou a usar óculos esse ano, no ano seguinte, ele vai procurar a ótica novamente”.
Para quem ficou interessado no negócio, o CEO da empresa, Deyvson Ribeiro revela que em breve será possível adquirir uma franquia da Homecare dos Óculos: “nosso projeto de expansão inclui além da ampliação do nosso time e área de cobertura, comercialização de franquias, já temos uma procura, mais somos criteriosos e queremos crescer com qualidade. Estamos concluindo os últimos detalhes do modelo de negócio, que inclui capacitação, logística e administração, então as primeiras franquias serão disponibilizadas no mercado, finaliza Deyvson Ribeiro.