Neste domingo (25), foi lançado globalmente o Magic 6 Pro, smartphone aprimorado com inteligência artificial que antes só havia sido lançado na China. Entre as funcionalidades integradas, é foco de atenção a ferramenta que permite o usuário dirigir seu carro remotamente apenas com os seus olhos.
A empresa chinesa de tecnologia, Honor, busca integrar essa tecnologia internacionalmente, como parte de sua estratégia para diferenciar seu produto no mercado de smartphones – atualmente visto como lento – a partir do uso da IA. Os avanços tecnológicos da empresa deverão ser apresentadas no Mobile World Congress (MWC) que inicia nesta segunda-feira (26) em Barcelona.
O Magic 6 Pro vêm com câmera de 180 megapixels, e até 1TB de memória. Entre as funcionalidades exclusivas do aparelho, há o “Magic Portal” (Portal Mágico) que permite que o usuário possa selecionar e arrastar mensagens para aplicativos de modo que a inteligência artificial “adivinha” o que você quer buscar com cada combinação. Por exemplo, seria possível arrastar um endereço que lhe foi enviado por mensagem de texto para um aplicativo como o Google Maps para automaticamente traçar a rota, ou arrastar a imagem de um produto para um navegador e facilmente achar onde comprar o produto online.
Mercado Chinês
A empresa chinesa Honor tem passado por adaptações recentemente, ao ser vendida pela Huawei Technologies à estatal Shenzhen Zhixin New Information Technology Co. em novembro de 2020. Com o novo produto, ela busca usar o interesse global em inteligência artificial para se destacar no setor, que na China continua altamente disputado.
De acordo com a International Data Corporation, a Apple tinha uma participação de 17,3% no mercado chinês, enquanto que a Honor era responsável por 17,1%. Outras empresas com participação similar são a Xioami e a Huawei, enquanto que também crescem novos competidores como a Oppo.
Inteligência Artificial
Em vista de tanta concorrência, explica-se o interesse por trás das inovações prometidas pelo Magic 6 Pro, que também poderá ter a integração global do modelo de linguagem grande LlaMA 2, uma ferramenta semelhante ao ChatGPT.
Entre outras empresas que pensam similarmente, está a Samsung. O Galaxy S24, também planejado para tomar vantagem da tecnologia desenvolvida da inteligência artificial, também deverá ser apresentado no MWC, onde a empresa deve mostrar ao público sua visão para o futuro da IA, e até permitir que usuários interajam com celulares em amostra.