Caio Paes de Andrade é o novo presidente da Petrobras e homem de confiança do ministro da Economia, Paulo Guedes, e assumirá a presidência da estatal logo após a troca no comando do Ministério de Minas e Energia, que até o momento tem Adolfo Sachsida à frente e com total permissão de Jair Bolsonaro.
Paes será o quarto executivo a comandar a estatal em menos de quatro anos do governo Bolsonaro, que está incomodado com o preço do combustível, trocará o comando da estatal novamente.
Além de ser um homem de confiança de Paulo Guedes, Paes de Andrade também é muito próximo a Sachsida. Os dois trabalharam juntos no Ministério da Economia.
Com os seus círculos próximos de amizade, Paes de Andrade possui mais vantagens em cima do seu antecessor, José Mauro Coelho. Mesmo com a sua atuação no Ministério de Minas e Energia no mesmo período em que Sachsida, ambos não tinham proximidade.
Fachada da Petrobras (Foto: Reprodução/agendacapital)
Paes de Andrade terá papel importante no processo de desestatização da Petrobras junto com Sachsida. Os estudos para realizar a privatização da estatal foram solicitados ao conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
O novo presidente é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração de Empresas pela Duke University.
No Ministério da Economia, ele atuava como secretário de desburocratização, onde comandou pautas como a reforma administrativa, que empacou no Congresso. Ele não possui experiência no setor de energia, seu trabalho ganhou força pelo trabalho feito na implementação da plataforma gov.br, que foi considerada uma revolução digital.
O Ministério de Minas e Energia (MME) conta que o novo presidente da Petrobras possui todas as qualificações necessárias para liderar a empresa no momento atual.
“O indicado reúne todas as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da empresa…”, conta o Ministério.
Foto destaque: Caio Paes de Andrade. Reprodução/Keniston Braga