Reino Unido suspende voos após calor extremo danificar pistas de pouso

Edson Barbosa Por Edson Barbosa
2 min de leitura

Em Londres, na Inglaterra, dois aeroportos fecharam nessa segunda-feira (18) após as altas temperaturas danificarem as pistas de pouso. O governo local disse que foram relatados danos nas superfícies de pouso no Aeroporto de Luton e na base aérea de Brize Norton.

A informação é que a suspensão foi temporária e engenheiros conseguiram resolver o problema. Os termômetros no Reino Unido podem ultrapassar 40ºC, e a região está em alerta vermelho para calor extremo desde a última sexta-feira (15). Nas últimas semanas, uma forte onda de calor atinge a Europa e preocupa as autoridades.

No aeroporto de Luton, em Londres, pousos e decolagens foram temporariamente interrompidos. Segundo o aeroporto, a interrupção foi para permitir “um reparo essencial da pista depois que altas temperaturas da superfície fizeram com que uma pequena seção se levantasse. Os engenheiros foram chamados imediatamente ao local e os trabalhos de reparo estão em andamento para retomar as operações o mais rápido possível”, disse o aeroporto.


Operações suspensas por onda de calor no aeroporto de Luton. (Foto:Reprodução/imagem de arquivo)


A assessoria do aeroporto de Luton infomrou que ele ficou fechado por aproximadamente duas horas, reabrindo às 17h (14h no horário de Brasília). Cerca de 14 voos foram desviados para outros aeroportos, de acordo com dados do FlightRadar24.

Na base aérea de Brize Norton, a cerca de 120 km de Londres, a Força Aérea Real chegou a confirmar que estavam usando aeródromos alternativos depois que o site de notícias Sky News informou que o tempo quente havia derretido a pista.

A forte onde de calor na Europa já provocou pelo menos mil mortes, segundo órgãos de saúde da Espanha e de Portugal.

Foto Destaque: Equipe faz reparo em pista de pouso de aeroporto em Londres após calor danificar o asfalto. Reprodução/BBC via Reuters

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário