Às vésperas de completar 27 anos da trágica morte da Princesa Diana, o ex-secretário de imprensa Dickie Arbiter revelou que, em 1992, Diana estava receosa momentos antes de lançar sua biografia. Segundo ele, recebeu uma ligação de emergência da princesa na madrugada que antecedeu o lançamento.
Atualmente, aos 83 anos, Dickie Arbiter, que trabalhou para a família real de 1988 a 2000, revelou ao The Telegraph os bastidores do pré-lançamento da biografia de Diana. O livro Diana: Her True Story, de Andrew Morton, aborda temas bastante vulneráveis da vida da princesa, desde sua saúde mental até seu casamento com o atual rei, então príncipe Charles.
Na época, não havia o que ser feito em relação ao desespero de Diana, que se tornou inquieta na madrugada anterior ao lançamento. Arbiter expressou isso nas seguintes palavras:
“Diana me ligou às 5 horas da manhã perguntando o que ela deveria fazer [sobre o livro]. E eu disse a ela que nada poderia ser feito naquela altura. Eu disse a ela para apenas manter a calma, não atender ao telefone e que eu a acompanharia em seu próximo compromisso, dois dias depois, para manter as pessoas afastadas”
Dickie Arbiter, ao The Telegraph
O motivo para o desconforto de Lady Di estava ligado ao fato de que havia intensas revelações na obra, como o caso de longa data entre Charles e Camilla Parker-Bowles.
Casamento entre Charles e Diana
Em 1981, ocorreu o casamento do então príncipe Charles de Gales com Diana Spencer. Diferente do que muitos pensam, Diana já pertencia à nobreza antes de seu matrimônio. Alguns consideram os Spencer mais nobres e reais do que a própria realeza, pois têm origem na real Casa de Stuart.
A vida do casal foi marcada pelo nascimento de dois herdeiros, William e Harry, além da incessante infidelidade por parte de Charles. O casamento durou oficialmente 15 anos, e muito antes do divórcio, Diana já sabia que seu marido mantinha relações extraconjugais com Camilla Parker-Bowles, atual esposa do rei Charles. No entanto, o assunto era mantido apenas entre as paredes do castelo, por mais que o casamento já se mostrasse problemático desde seu início.
Casamento de Diana e Charles em 1981 (Reprodução/Hulton Royals/Getty Images Embed)
Quando Charles se casou com Diana, já conhecia sua atual esposa, Camila Bowles. O casal se conhece desde 1970, entretanto, Lady Di era considerada mais apropriada para se casar com o futuro rei. Assim, tanto Charles quanto Camila mantiveram um relacionamento amoroso enquanto estavam casados com seus respectivos cônjuges.
Dessa maneira, a separação de Charles e Diana ocorreu em 1992, mas o divórcio finalizou apenas em 1996. Em 1995, a princesa confirmou à BBC o adultério entre seu marido e Camila, um tema já sugerido em sua biografia. Dessa entrevista surgiu a famosa frase: “Havia três de nós neste casamento, então estava um pouco tumultuado.”
Por parte de Charles, o monarca também fez revelações, como em uma entrevista anterior à separação, o então príncipe Charles chegou a dizer que nunca amou sua esposa.
Dado esses fatos, como sempre foi muito querida pelo povo, a população virou-se contra Charles e Camila, algo que é refletido ainda hoje na imagem da família real britanica.
Biografia de Diana
Publicada por Andrew Morton, renomado biógrafo da realeza britânica, a biografia autorizada de Diana foi um grande sucesso, revelando detalhes chocantes de sua vida.
Em seguida a sua precoce morte em 1997, cinco anos após o lançamento de sua biografia e apenas um ano depois de seu divórcio de Charles, Morton relançou o livro, agora com notas e indicações pessoais adicionadas por Diana.