Oito dias depois de aceitar o desafio de tentar derrotar o republicano Donald Trump nas eleições dos EUA, Kamala Harris ganhou terreno em seis dos setes estados indecisos desde que o atual presidente do EUA Joe Biden, desistiu de sua candidatura presidencial.
A pesquisa foi realizada pela Bloomberg News/Morning Consult com eleitores registrados e foi publicada nesta terça-feira (30).
Sobre a pesquisa
A liderança é apresentada em uma pesquisa que foi conduzida de forma online, entre os dias 24 a 28 de julho. A pesquisa mostra Harris liderando Trump em Michigan por 11 pontos percentuais, enquanto no Arizona, Wisconsin e Nevada, ela tem uma vantagem de 2 pontos.
Já na Pensilvânia, Trump está à frente de Harris por 4 pontos e na Carolina do Norte por 2 pontos. Trump e Kamala estão com pontuação igual na Geórgia. Wisconsin é o único estado dos sete onde Trump reduziu seu déficit com Harris em comparação ao desempenho de Biden em uma pesquisa anterior.
A pesquisa desta terça-feira (30), tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais no Arizona, Geórgia e Pensilvânia, 4 pontos percentuais em Michigan, Carolina do Norte e Wisconsin, e 5 pontos percentuais em Nevada.
Comparação com Joe Biden
Em uma outra pesquisa realizada pelo Bloomberg/Morning Consult entres os dias 1 a 5 de julho, Trump estava à frente de Biden em Nevada por 3 pontos percentuais, na Geórgia por 1 ponto; no Arizona por 3 pontos; na Pensilvânia por 7 pontos; e Carolina do Norte por 3 pontos. Joe Biden assumiu a liderança em Michigan por 5 pontos e em Wisconsin por 3 pontos.
A margem de erro estabelecido na pesquisa dos dias 1 a 5 de julho foi de 4 pontos percentuais no Arizona, Michigan, Carolina do Norte e Wisconsin; 5 pontos percentuais em Nevada; e de 3 pontos percentuais na Geórgia e Pensilvânia.
Haverá uma votação virtual entre os dias 01 a 05 de agosto, com o propósito de oficializar a candidatura de Kamala Harris.