O número de assassinatos no Brasil continua em queda em 2022, segundo pesquisas feitas com bases em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Em comparação com o mesmo período do no passado, houve uma queda de 5%, com 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis meses deste ano.
Mas, ainda assim, os números são elevados. Em média, mais de 11 brasileiros foram mortos por dia no primeiro semestre de 2022. O levantamento foi feito contabilizando os números de vítimas de homicídio doloso (inclusive feminicídios), latrocínio (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguida de morte.
Números de assassinatos caem no Brasil. Foto: (Reprodução/GP1)
O baixo índice de assassinatos é motivado por alguns fatores, como: mudanças na dinâmica do mercado de drogas brasileiro, o maior controle e influência dos governos sobre os criminosos, pacificação de conflitos entre as facções criminosas, políticas públicas de segurança e sociais, e a redução dos jovens na população, afirmou especialistas do FBSP e do NEV-USP.
No primeiro trimestre de 2022 os dados mostram que:
- Houve aproximadamente 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis meses deste ano, uma queda de 1,1 mil mortes em relação com o mesmo período de 2021.
- Os estados de Minas Gerais, Piauí, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, registraram alta nas mortes.
- Roraima teve a maior queda: 34%
Rondônia, que fica na Região Norte do país, é o estado que teve o maior aumento nos crimes, com 24%. Por meio de nota, o governo do estado afirmou que “vem adotando medidas necessárias para reduzir o índice de violência, a exemplo de operações policiais integradas”. “No período de janeiro a junho de 2022, houve mais de 90 prisões envolvendo líderes de organizações criminosas. Sendo que somente em junho, a Polícia Civil fez a prisão de 26 homicidas em operações específicas.”
Essa variação nos números é mais baixa que a registrada no primeiro trimestre deste ano (alta de 43%), o que indica que o ritmo da violência reduziu entre os meses de abril e junho, porém os indicadores continuam na contramão da tendência nacional de queda.
Foto destaque: Números de assassinatos caem no Brasil. Foto: Reprodução/Pinterest.