Brasil e Estados Unidos reeditaram mais uma final no futebol feminino em olimpíada e o ouro ficou novamente com as norte-americanas. Voltando de suspensão após dois jogos fora, Marta começou no banco.
Brasil cria melhores chances no primeiro tempo
O Brasil começou o jogo tendo as melhores chances, e logo aos dois minutos, Ludmila recebeu de Jheniffer na pequena área e chutou em cima de Naeher. Ludmila abriu o placar para o Brasil aos 15 minutos, mas a atleta estava em posição de impedimento. Três minutos após o gol anulado, a própria Ludmila por muito pouco não conseguiu a finalização após bom cruzamento de Gabi Portilho.
Os Estados Unidos não criaram muitas oportunidades, as norte-americanas lançaram passes rasteiros na pequena área, e a defesa do Brasil interceptou todas as jogadas. A melhor chance para os EUA foi com Swanson, que ganhou na velocidade da defesa brasileira e finalizou em cima da goleira Lorena.
As meninas do Brasil reclamaram de um possível pênalti em cima da Adriana após lance na área com Dunn, mas o VAR não viu irregularidade no lance.
Antes do final da primeira etapa, Gabi Portilho finalizou de primeira e obrigou Naeher a se esticar e fazer grande defesa.
Swanson decide para os Estados Unidos
Logo aos 11 minutos, a camisa 9 Swanson abriu o placar para as norte-americanas. A jogadora bateu no contrapé da Lorena. Após o gol, Arthur Elias promoveu a entrada de Marta, mas foram as americanas que tiveram as melhores oportunidades durante a segunda etapa.
Swanson garante a vitória dos Estados Unidos (Foto: reprodução/Instagram/@uswnt)
A melhor chance do Brasil só foi nos acréscimos, com a cabeçada de Adriana, que obrigou Naeher a fazer outra grande defesa.
Estados Unidos se consolidam como maiores campeãs
Com o ouro em Paris, as norte-americanas conquistaram o quinto título no futebol feminino olímpico (1996, 2004, 2008, 2012 e em 2024). Canadá (2020), Alemanha (2016) e Noruega (2000) foram as outras seleções que conquistaram o ouro.
O Brasil foi prata em 2004 e 2008, perdendo justamente as decisões para os Estados Unidos.