O jornal britânico “The Telegraph” publicou nesta terça-feira (20) que os seis desaparecidos do naufrágio de um iate na costa da Sicília, na Itália, podem ter ficado dentro dos bolsões de ar no casco da embarcação.
Nick Sloane, o engenheiro que deu essa informação, atuou na procura de sobreviventes do naufrágio do Costa Concordia, na região da Toscana, em 2012. De acordo com Sloane, quando uma embarcação vira, formam-se espaços sem água pelo próprio casco.
As equipes de resgate precisam correr contra o tempo
Existe uma remota possibilidade de haver sobreviventes nesses locais. Se isso tiver ocorrido, as equipes teriam que agilizar o resgate, pois os sobreviventes teriam chances de ficar cerca de 24 horas com vida.
Os mergulhadores têm enfrentado dificuldades pelo tamanho da embarcação e pelo pouco tempo que conseguem ficar submersos. O iate está virado a 50 metros da superfície e essa profundidade tem contribuído para dificultar a exploração do espaço. Os mergulhadores também só conseguem ficar 12 minutos submersos com os atuais equipamentos.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento do naufrágio na Itália (Foto: reprodução/Instagram/@portalg1)
Nesta terça-feira (20), um grupo de mergulhadores britânicos capacitados para buscas em lugares apertados foi até a Sicília para ajudar nas buscas. Até agora, quinze pessoas teriam sido resgatadas e seis continuariam desaparecidas.
A ocorrência de tornados é um fenômeno raro nessa região
A embarcação que naufragou era um veleiro luxuoso com seis suítes que estava atracada perto de Palermo. Um tornado passou pela costa da Sicília, a maior ilha da Itália, na última segunda-feira. A força dos ventos fez com que o iate britânico virasse.
De acordo com um oficial da Guarda Costeira em Palermo, o vento estava muito forte. A expectativa é de que viria um mau tempo, mas a magnitude do ocorrido foi bem além do esperado.
Tornados são acontecimentos raros na região do Mar Mediterrâneo. Porém, ultimamente, tem acontecido tempestades e chuvas pesadas, causando impacto em várias regiões da Itália, como inundações e deslizamentos de terra.