O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial para as Eleições de 2022. De acordo com o instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), o presidenciável possui destaque em toda a região nordestina e nos demais estados do país, exceto no Centro-Oeste, onde há concentração dos apoiados de Jair Messias Bolsonaro (PL), atual presidente e candidato ao cargo.
Candidato Lula (PT) em evento com trabalhadoras domésticas, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. (Foto: Reprodução/Lula)
Dos 5 estados mais populosas do país, Lula lidera em 3:
- São Paulo: 40%
- Minas Gerais: 45%
- Bahia: 61%
Nos outros dois maiores estados, Rio de Janeiro e Paraná, os candidatos estão tecnicamente empatados (considerando a margem de erro equivalente a 3 pontos percentuais), revela o Ipec:
- Rio de Janeiro: Lula 39% – 36% Bolsonaro
- Paraná: Lula 41% – 35% Bolsonaro
Em contrapartida, a região onde o candidato Lula (PT) possui a menor intenção dos votos – Centro-Oeste é na qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem ganhado destaque. Além do Distrito Federal (DF), o presidenciável ultrapassa o candidato Lula (PT) em estados como Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Presidente Jair Bolsonaro (PL) em cerimônia do Hasteamento da Bandeira, no Palácio do Alvorada. (Foto: Reprodução/Sérgio Lima)
Nos estados Rondônia e Roraima, o presidente lidera as pesqusias ultrapassando 50% da intenções de voto:
- Rondônia: Bolsonaro 54% – 27% Lula (PT)
- Roraima: Bolsonaro 66% – 16% Lula (PT)
Em outras quatro unidades federativas, Bolsonaro também possui chances de derrotar o candidato Lula:
- Acre: Lula 30% – 53% Bolsonaro
- Distrito Federal: Lula 31% – 38% Bolsonaro
- Mato Grosso: Lula 31% – 49% Bolsonaro
- Santa Catarina: Lula 25% – 50% Bolsonaro
Em pesquisa da FSB Comunicação, foi revelado recentemente que Lula possui 42% das intenções de voto para o 1º turno, e o Bolsonaro cai para 34%. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) não ultrapassam 10% na corrida presidencial.
Segundo Turno
Havendo a possibilidade de um segundo turno com Lula (PT) e Bolsonaro (PL) na disputa, as indicativas é de que o petista vença com a maioria dos votos. Até o momento, a FSB revelou que as chances da vitória do petista no segundo turno é de 53%, enquanto o atual presidente chega na casa dos 40%.
Foto Destaque: Lula lidera corrida presidencial e Bolsonaro cai nas pesquisas de intenção de voto. Reprodução/IstoÉ.