CEO da Rede Milionária, especialista Dino Gueno fala sobre dificuldades e soluções para o setor varejista

Professor e palestrante, Dino ensina como corrigir as falhas estruturais que podem prejudicar os empresários do varejo

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
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Foto destaque: Dino Gueno (reprodução/@dinogueno)

O ano do setor varejista no Brasil vem sendo positivo. Em maio, o mercado ganhou força com uma alta inesperada das vendas e muito por conta da força de supermercados e itens de uso pessoal. De acordo com o IBGE, houve uma alta de 8,1% em comparação aos meses de maio de 2023 para 2024. Ainda mais, as vendas varejistas tiveram um avanço de 1,2% entre abril e maio deste ano.

Apesar desses dados positivos, o setor vem sempre buscando se reinventar e evoluir. Em muitos dos casos, as transformações acabam acontecendo por conta das mudanças nos hábitos de consumo que estão relacionadas às novas tecnologias e também aos novos formatos de venda, como o e-commerce.


Dino Gueno (Foto: reprodução/@dinogueno)


Professor de pós-graduação de marketing da ESPM e CEO da Rede Milionária, que é um programa que auxilia os donos varejistas e que já acumula mais de R$ 5 bilhões no varejo, Dino Gueno acredita que, mesmo com o crescimento, ainda é preciso debater as dificuldades que os varejistas enfrentam nas suas cidades e em diversas regiões do país.

“Acredito que é necessário o diálogo para que todos possam aprender a buscar soluções para atrair o cliente, quebrar paradigmas, trazer novas experiências e evoluir. A diferença do nosso trabalho é que estamos sempre acompanhando todas as tendências do varejo mundial e, assim, conseguimos entregar uma explosão de conhecimento e inspiração”, explica.

Como resolver os problemas e crescer no setor varejista?

Além dos problemas da macroeconomia, com a recessão econômica, o aumento do desemprego e a instabilidade política que afetam o poder de compra dos consumidores, alguns erros graves são cometidos por varejistas e que podem desacelerar os negócios.

E não apenas a dificuldade em se atualizar, mas também na comunicação com os seus consumidores e colaboradores, além da falta de posicionamento. Para Dino, essas falhas destroem as vendas, minam os lucros e a possibilidade de uma empresa existir no futuro.

“Erros comuns no mercado como canais envelhecidos, baixa ou nenhuma comunicação, falta de clareza no posicionamento do negócio, diferenciais competitivos frágeis, times que não estão à altura do desafio do negócio, clientes insatisfeitos e reputação ruim precisam ser devidamente corrigidos”, conta.

Com mais de 16 anos de atuação como estrategista de marketing de grandes redes varejistas como a City Lar (com 250 lojas) e a Ricardo Eletro (com 820 lojas), onde já ajudou a vender mais de R$ 4 bilhões, Dino Gueno tenta abordar temas relevantes e fundamentais para os empresários do setor varejista.

Essa troca de conhecimento e experiências acabam sendo essenciais para que os varejistas possam evoluir com seus negócios. Dessa forma, Dino acredita que é importante passar informações para uma estrutura de trabalho, como o planejamento comercial, marketing e o comportamento de consumo, onde os participantes sairão com ações práticas para aplicarem imediatamente em seus negócios.

“Cada empresa ou profissional liberal tem a venda que provoca, que constroi. Então é necessário entender o volume de receitas que se deseja, construir um plano para alcançá-la e tirar da frente tudo que atrapalha este plano”, finaliza.

Quem é Dino Gueno?

Dino é empresário varejista, consultor e mentor de vendas de mais de 200 empresários de varejo, é referência em marketing e vendas de rede de lojas no Brasil, professor na pós-graduação de marketing da ESPM, criador do método “Rede Milionária”, autor do livro “A Loja que Vende”, palestrante com mais de 300 palestras no currículo e conselheiro de administração de redes varejistas.


Dino Gueno (Foto: reprodução/@dinogueno)


Dino é um palestrante renomado em marketing de varejo, autor do best-seller “A Loja que Vende”. O livro já vendeu milhares de exemplares e tornou-se uma referência no setor.

Com conhecimento prático e exemplos reais, Dino engaja o público e compartilha insights valiosos para melhorar o desempenho no varejo.

Sua expertise e habilidade de transmitir informações de forma clara e acessível tornam suas palestras envolventes e impactantes. Ele oferece soluções personalizadas para cada empresa, proporcionando insights práticos e eficazes para impulsionar os resultados de vendas.

Redes sociais Dino Gueno – @dinogueno e @redemilionária