Celebridades envolvidas no Caso P. Diddy

Com sua influência no hip-hop e no cenário musical de modo geral, diversos artistas já foram citados no caso que incrimina o rapper, e outros poderão aparecer

Esther Feola Por Esther Feola
6 min de leitura
Foto Destaque: Diddy se recusa a aceitar acordo (Reprodução/Getty Images Embed/Dave Benett)

Nas últimas duas semanas, Hollywood e os fãs de música (seja rap, hip-hop, pop, R&B, dentre outros) acompanham um dos casos mais perversos da indústria musical, que alguns já consideram, inclusive, como o escândalo da década.

No dia 17, terça-feira, ocorreu a prisão do rapper e magnata Sean Combs, também conhecido como Puff Diddy, P. Diddy, Diddy, PD e Love. Conhecido pelo descobrimento de nomes como Usher, Notorious BIG e Mary J. Blige, o caso abalou Hollywood por nomes conhecidos pelo público serem citados na acusação contra o rapper, bem como pela gravidade dos crimes descritos no arquivo de acusação.

Documento de acusação

Desde que as investigações contra Sean começaram, a Promotoria de Nova Iorque o prendeu após acusações de tráfico sexual, associação ilícita e promoção de prostituição.

O documento da acusação, que possui 14 páginas, relata que durante décadas Sean ameaçou, abusou e coagiu diversas mulheres e pessoas próximas para que seus desejos sexuais fossem atendidos, bem como para proteger sua reputação e abafar o que cometia; tudo isso fruto do “império musical” que o produtor obteve durante os anos.

Sean declarou-se inocente, e o pagamento de 240 milhões para sua fiança foi negado, fazendo com que este permaneça preso, aguardando seu julgamento. A imprensa conta que, se for culpado pelas acusações acima, Diddy pode ter a pena de prisão perpétua.

Nomes citados no caso

Cassie Ventura: Cassie e Sean se conheceram quando esta tinha 19 anos, e ele 37 anos, e foi contratada sob o selo da gravadora Bad Boy Records, onde Diddy atuava como chefe.


A cantora e compositora Cassie Ventura, ex-companheira de Sean Combs (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Johnny Nunez)


Até 2018, o namoro era repleto de idas e vindas, até que Cassie o acusou formalmente por agressão sexual. Em maio deste ano, um vídeo de Sean agredindo severamente a cantora foi divulgado. Apesar deste processo ter sido resolvido fora do tribunal, uma onda de denúncias de agressão sexual surgiu, fazendo com que novas investigações contra Combs surgissem.

Yung Miami: Rodney “Lil Rod” Jones, antigo produtor e cinegrafista de Diddy, relatou que a rapper, que já foi namorada do acusado, era uma das pessoas que recebiam uma taxa mensal para trabalhar como profissional do sexo de Sean, tendo inclusive alugado um avião para levar drogas para ele.


A rapper Yung Mami
A rapper Yung Miami (Foto: reprodução/Instagram/@yungmiami305)

Ademais, segundo Rodney, em 2022, a prima da rapper, que não foi identificada no processo, o agrediu sexualmente.

Cuba Gooding Jr.: o ex-produtor e cinegrafista de Sean, Rodney Jones, entrou com uma ação federal contra Gooding em fevereiro desse ano. No processo é relatado que Rodney foi ameaçado, drogado e assediado sexualmente pelo rapper, onde ainda é narrado que Combs e sua equipe estavam se envolvendo com sérias atividades ilegais, abrangendo tráfico sexual e de drogas.


O ator Cuba Gooding Jr. (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Alexander Tamargo)


O caso foi alterado dois meses depois, em abril, agora com 25 páginas adicionais, e um novo infrator: o ator estadunidense Cuba Gooding Jr. Segundo Jones, em 2023 Sean lhe apresentou Gooding em um iate, e sugeriu que deveriam se conhecer melhor, os deixando sozinhos em seguida. Rodney conta ter sido agredido e assediado pelo ator, acusado em 2023 de estupro, tendo entrado em um acordo com a mulher em questão, que não foi identificada.

Artistas que podem surgir no processo

Devido à influência de Sean na indústria da música dos Estados Unidos, seu nome aparece ao lado de grandes celebridades, as quais estão sendo relembradas pela imprensa internacional, por poderem aparecer em algum momento do processo.

Jay-Z: os rappers são amigos de longa data, mas Jay-Z não se pronunciou até o momento, o que foi chamado atenção por 50 Cent e Nicki Minaj.


O rapper e produtor Jay-Z (Foto: reprodução/GettyImages Embed/Michael Loccisano)


Minaj diz que as pessoas querem saber se Jay-Z esteve presente enquanto crianças e adolescentes eram abusados.

Jennifer Lopez: a cantora e atriz esteve em um relacionamento com Sean entre os anos de 1999 e 2001, tendo sido um envolvimento que chamou muito a atenção da mídia, em especial pela prisão de Diddy em 2001, após um tiroteio em uma boate.


A cantora, atriz e dançaria Jennifer Lopez (Foto: reprodução/GettyImages Embed/Emma McIntyre)


No mesmo ano, Thalia Graves denunciou nesta terça-feira (24) que foi drogada e estuprada pelo produtor.

Usher: o artista foi descoberto e apadrinhado por Diddy quando tinha somente 13 anos, mesmo período em que morou com o produtor durante um ano.


O artista de R&B Usher (Foto: Reprodução/GettyImages Embed/Frazer Harrison)


Usher contou em 2004 para a Rolling Stone que Sean o mostrou “coisas doidas” e “declaradamente sexuais”. A casa do rapper era repleta de mulheres e, ao se abrir alguma porta, havia alguém fazendo sexo, ou então uma orgia; o que aconteceria era imprevisível.

Nenhum dos artistas acima pronunciou-se desde que P. Diddy foi preso e acusado pela Promotoria de Nova Iorque.