Navio naufragado há 1200 anos é encontrado em Israel

Lorena Correia Por Lorena Correia
3 min de leitura

Um navio naufragado há mais de 1200 anos foi encontrado por dois mergulhadores amadores na comunidade Maagan Michael, em Israel. E apesar de não conseguirem determinar a causa do naufrágio, os cientistas da Universidade de Haifa que lideraram o estudo no site arqueológico se tratava de um navio mercante feito de abetos e nogueiras.


Reportagem sobre o Navio naufragado encontrado em Israel. (Vídeo: Reprodução/YouTube)


De acordo com a arqueóloga náutica da Universidade de Haifa e diretora da escavação, Deborah Cvikel, “É [uma descoberta] única, primeiro por causa de seu tamanho: cerca de 20 metros de comprimento e 5 metros de altura, o maior naufrágio que já escavamos. E também por sua datação. [O navio] é datado entre os séculos VII e VIII d.C., que é quando houve a mudança entre o domínio bizantino e islâmico na área”, informa.

Para os pesquisadores, a descoberta é importante por comprovar que o Ocidente negociava com o Império Bizantino mesmo após perder o controle de uma parte do território para o domínio árabe.

“Se olharmos para os livros de história, eles geralmente nos dizem que nesta mudança, após o declínio do domínio bizantino nesta área e a ascensão do domínio islâmico, o comércio quase parou, não havia comércio internacional no Mediterrâneo, tínhamos principalmente navios menores navegando ao longo da costa fazendo cabotagem. Aqui temos um grande navio naufragado carregado […] com cargas de todo o Mediterrâneo”, disse Cvikel.

Os restos do navio estão em bom estado de conservação. Os cientistas também encontraram  um grande conjunto cerâmico composto for ânforas completas, jarros, tigelas, utensílio de cozinhas, cacos, algumas ferramentas utilizadas durante a navegação, como cordas, itens pessoais como pentes de madeira e animais como restos de besouros e seis ratos. 

Em algumas cargas foram encontrados símbolos da igreja cristã bizantina e outras tinham escrita em árabe. A equipe também encontrou alguns artefatos que indicam que o navio atracou no Chipre, no Egito, na Turquia e possivelmente na costa norte da África.

 

Foto Destaque: Navio naufragado encontrado em Israel. Foto: Reprodução/Correio Braziliense

Deixe um comentário

Deixe um comentário