Face taping: prática com fitas adesivas que promete amenizar rugas é nova viral no TikTok

Colocar antes de dormir, para retirar pela manhã, método é tendência entre influenciadoras de skincare e autocuidado

Bianca P. Athaide Por Bianca P. Athaide
4 min de leitura
Foto destaque: Face taping promete amenizar rugas com uso de fitas adesivas (Reprodução/Divulgação/Área da mulher)

Passeando pelo TikTok, não é não é difícil se deparar com a comunidade da beleza, que cada dia cresce mais na rede. Muitas influenciadoras desse segmento estão se dedicando intensamente e, como resultado, inspirando milhares de seguidores a adotarem a tendência do “morning shed” — uma rotina noturna de cuidados com a pele que envolve o uso de séruns, cremes e ácidos. Esse ritual não apenas promove a saúde da pele, mas também torna as manhãs mais práticas. As praticantes mais extremistas estão adicionando um passo final nessa rotina da hora de dormir, o face taping. Essa técnica é promovida como uma forma de reduzir linhas de expressão, sem dor e com baixo custo, utilizando fitas adesivas aplicadas diretamente no rosto.


@ariellelorre

how I apply face tape before bed for smooth skin ✨

♬ original sound – Arielle Lorre
Influenciadora mostra sua rotina noturna de Face taping (Foto: reprodução/TikTok/@ariellelorre)

Porém, apesar de parecer inofensiva, a técnica vem sendo reprimida e questionada por médicos dermatologistas, que julgam o método prejudicial para estética de jovens, já que ao contrário de suas promessas, ele pode acelerar o envelhecimento da pele ao longo do tempo.

O que é e como funciona o Face taping?

O Face taping é uma prática cada vez mais popular, que busca prevenir rugas restringindo os movimentos faciais durante o sono. No entanto, sua eficácia a longo prazo não é comprovada.

A aplicação consiste em posicionar cuidadosamente as fitas, cortadas de forma personalizada, em áreas específicas do rosto. O objetivo é tensionar a pele e criar um efeito que remete ao lifting facial — procedimento cirúrgico que reposiciona tecidos faciais para promover rejuvenescimento.

Vale ressaltar que ao retirar as fitas na manhã seguinte, a pele volta ao mesmo lugar, afinal a técnica não altera, em nenhuma camada, a estrutura cutânea.


@margotpark

Certo e Errado do taping facial. Cuidado pessoal porque aplicar o tape de forma errada pode prejudicar e deixar a sua pele mais flácida! #tapingfacial #tapenapele #kinesiologia #dicasdamargot #fy

♬ You’re The One That I Want – From “Grease” – John Travolta & Olivia Newton-John
Influenciadora exemplifica maneira certas e erradas de realizar o Face taping(Foto: reprodução/TikTok/@margotpark)

Segundo a dermatologista Lilian Brasileiro, em entrevista à Glamour Brasil, o Face taping não deve ser utilizado como prática contínua. A médica alerta: “Em situações pontuais, pode ser uma ferramenta auxiliar na recuperação de procedimentos estéticos, ajudando a estabilizar a pele e reduzindo o risco de irregularidades durante o período de cicatrização.”

Malefícios da prática

Embora possa criar a ilusão de uma pele mais lisa de forma imediata, especialistas da área apontam potenciais riscos associados ao uso do Face taping. A aplicação incorreta ou o uso prolongado podem provocar irritações, ou infecções cutâneas, principalmente devido ao material adesivo. Além disso, manter as fitas no rosto durante toda a noite, como sugerido em algumas trends do TikTok, não é recomendado. O tempo máximo de uso indicado por profissionais é de apenas 30 minutos.

Para quem busca uma solução eficaz contra rugas, as práticas mais seguras continuam sendo as recomendadas por dermatologistas. Uma rotina consistente de skincare, com produtos adequados ao tipo de pele, é essencial. O uso diário de protetor solar e uma alimentação equilibrada também desempenham papel fundamental.

Para resultados mais evidentes, a dermatologista Lilian Brasileiro sugere tratamentos como peelings químicos, aplicação de toxina botulínica ou preenchimentos faciais, sempre realizados com acompanhamento médico especializado.