Um jogo de futebol entre FC Carl Zeiss Jena e BSG Chemie Leipzig, que aconteceu na arena Ernst-Abbe-Sportfeld, na Alemanha, neste sábado (30), terminou com um confronto violento entre as torcidas. A partida terminou com a vitória de Jena por 5×0. Ao menos 79 pessoas ficaram feridas no episódio.
Provocações
De acordo com a Polícia de Turíngia, os torcedores de BSG Chemie Leipzig, time visitante, teriam lançado fogos de artifício em direção aos torcedores locais ao final da partida, o que fez com que as torcidas forçassem contra as barreiras que as separavam.
“A situação só pôde ser controlada pelas forças policiais que intervieram com o uso de gás irritante e cassetetes”
– Polícia de Turíngia
Entre os feridos, estavam 10 policiais e 64 torcedores. Houve o registro de 40 acusações criminais e contravenções, incluindo queixas de “danos materiais massivos”.
Ainda de acordo com a polícia, cerca de 300 torcedores do time visitante fizeram uma marcha pela cidade sem aviso prévio, o que ajudou a inflamar a situação antes dos eventos violentos. Havia pelo menos 7.224 espectadores na partida, incluindo 1.084 torcedores do BSG Chemie Leipzig.
Reação dos times
Os times envolvidos condenaram. Leipzig chamou a ação dos torcedores de atos “desprezíveis” e indicaram que as atitudes representavam uma minoria da torcida.
“Esta imagem positiva ficou em segundo plano devido à má conduta de uma minoria. Portanto, não nos lembraremos deste dia apenas negativamente por causa do desempenho em campo. Como clube, sofremos grandes danos ontem”
– BSG Chemie Leipzig
O time local também manifestou um comunicado onde desejava melhoras para os afetados.
“O FC Carl Zeiss Jena deseja uma rápida recuperação aos afetados. O clube fará um levantamento abrangente do ocorrido nos próximos dias para então fazer um pronunciamento fundamentado sobre o incidente”.
– FC Carl Zeiss Jena
Os times indicaram que ainda pretendem investigar mais a fundo os eventos.