Hoje (5) está acontecendo a 82ª edição do Globo de Ouro, cerimônia responsável por tradicionalmente abrir a temporada de premiações. O prêmio que serve como um dos principais termômetros que o Oscar está sendo transmitido simultaneamente desde às 22h no horário de Brasília pelo canal de TV por assinatura TNT e o streaming Max, diretamente de Los Angeles, nos Estados Unidos.
A edição marca o retorno do Brasil ao Globo de Ouro, após 20 anos desde nossa última indicação, com o filme “Diários de Motocicleta” sendo indicado à categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa, feito que o diretor Walter Salles repete na noite deste domingo, com “Ainda Estou Aqui” nomeado à categoria, e Fernanda Torres à Melhor Atriz em Filme de Drama.
Segredo guardado à sete chaves
Conclave faturou o prêmio de Melhor Roteiro, desbancando outros favoritos como Emília Pérez – que até o momento, já acumula três prêmios – e a distopia sobre o etarismo, a Substância, outro favorito das premiações e das redes sociais, trazendo mais camadas ao debate sobre pressão estética e o preconceito que mulheres mais velhas sofrem na indústria do entretenimento.
Foto: Peter Straughan, roteirista de Conclave, durante a cerimônia de premiação do Globo de Ouro 2025 (Reprodução/Kevin Mazur/Getty Images Embed)
Com um elenco de atores premiados, como Ralph Fiennes, Conclave acompanha uma das dinâmicas mais secretas do mundo: a de escolha do novo Papa no Vaticano. Na trama, diversos lideres religiosos da Igreja Católica se reúnem de forma confidencial para a escolha e deliberação de resultados, mas conspirações espreitam essa decisão e os alicerces da instituição religiosa podem ruir após o segredo vir a tona.
Outras produções indicadas na categoria
“Emilia Pérez”, Jacques Audiard
“Anora”, Sean Baker
“O brutalista”, Brady Corbet, Mona Fastvold
“A verdadeira dor”, Jesse Eisenberg
“A substância”, Coralie Fargeat
“Conclave”, Peter Straughan