Nesta segunda feira (03), forças militares ucranianas avançaram pela região do rio Dnipro, sul da Ucrânia, territórios que estavam sob domínio russo desde a invasão em 24 de fevereiro de 2022.
A notícia chegou em hora oportuna, corroborando mais com a percepção mundial que a Ucrânia está virando a guerra a seu favor, desde seus sucessos no começo de setembro, ao retomar cidades inteiras no leste do país, fragilizando rotas de suprimentos e acarretando que até mesmo alguns russos criticarem a invasão. A informação não partiu da capital Kiev, mas de oficiais militares e regionais ucranianos, que divulgaram a retomada de várias vilas durante o avanço de suas tropas, cerca de dezenas de quilômetros ao longo da margem oeste do rio.
Mesmo com a constante ameaça de retaliação pesada, inclusive com misseis nucleares, e uma nova mobilização de Moscou para manter as regiões anexadas, os soldados ucranianos continuam libertando territórios invadidos; Vladimir Saldo, líder e representante russo em Kherson, ocupação na Ucrânia, veio a televisão estatal russa divulgar que os avanços são verdadeiros: “Há um assentamento chamado Dudchany, bem ao longo do rio Dnipro, e ali mesmo, naquela região, houve um avanço. Há assentamentos ocupados por forças ucranianas”, disse ele.
Visão aérea da região do rio Dnipro na Ucrânia (Reprodução/Pinterest)
O avanço realizado pelas tropas ucranianas para Dudchany foi o mais rápido desde o começo da guerra, foram cerca de 30 km retomados no Sul, uma região que sempre foi fortemente guarnecida pelas linhas de frente russas.
Autoridades ucranianas divulgaram nas redes socias momentos de soldados responsáveis por retomar os territórios. Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia, divulgou uma foto de soldados na vila Mikhailivka, 20 km depois da posição anterior, cobrindo uma estátua dourada de um anjo com a bandeira ucraniana azul e amarela.
O Ministério da Defesa também publicou um vídeo com soldados da 128ª Brigada de Assalto de Montanha da Ucrânia, erguendo a bandeira ucraniana na vila Myrolyubivka, território retomado próximo ao rio Dnipro.
“Isso significa que nossas forças armadas estão se movendo poderosamente ao longo das margens do Dnipro, mais perto de Beryslav”, disse Serhiy Khlan, representante do conselho regional de Kherson.
Khreschenikvka, Zoloto Balka, Osokorivka e Mykhailivka são vilas onde soldados ucranianos posaram para fotos, lugares que foram listados por Serhiy Khlan como retomados.
Foto destaque: Soldados ucranianos posando sobre tanque de guerra. Reprodução/BBC News