Nesta sexta-feira (7), em Suzuka, no Japão, ocorreu o treino livre da Fórmula 1, mesmo com fortes chuvas no local, o intuito era de testar os pneus da Pirelli 2023. Por esse motivo, foi aumentado o tempo de duração das atividades de 60 para 90 minutos na pista molhada.
A categoria cancelou o teste, mas, manteve o treino longo, Gerge Russell finalizou a corrida, mas rápido do TL2 na pista japonesa. Outros dois jogadores chegaram a liderar a pista de Kart, mas no geral a briga estava entre os pilotos da equipe Mercedes, entre eles Max Verstappen e Carlos Sainz.
Apesar de terem feito muitas voltas durante o treino livre, a vitória mais rápida foi do jovem inglês monegasco, de 24 anos que marcou 1 min41s835, Hamilton ficou na segunda colocação com 0s235 atrás, Sérgio Pérez da Red Bull, Kevin Magnussen, da Haas, completam o top 5 na colocação.
Devido a forte chuva no local, os pilotos começaram controlando o ritmo para evitar problemas na pista, Nicholas Latifi, da Willian, foi o primeiro a experimentar os pneus da Pirelli, Sainz assumiu o relógio durante um tempo até completar a primeira meia hora.
Tabela da Posição (Reprodução/ Twitter)
O japonês Tsunoda chegou perto da posição da terceira colocação ele, foi ultrapassado e durante a curva teve complicações, pois chegou a rodar o carro antes de voltar para a pista, inclusive, diversos pilotos foram parar no cascalho, mas não teve maiores acidentes.
O circuito Sukuka voltou a receber os atletas para uma corrida depois de anos parados devido à pandemia da Covid-19. A tabela entre os atletas ficou marcada por Verstappen, com 341 pontos, Leclerc, com 237, e Pérez, com 235. A expectativa do público vai para o atual campeão que pode conquistar o segundo título neste domingo (9).
Foto Destaque: George Russell. Reprodução: Bryn Lennon/ fotografo