Conclave: fumaça branca surpreende e confunde porta-voz do Vaticano
O porta-voz oficial do Vaticano, na manhã desta quinta-feira (08), horário de Brasília, gerou confusão em suas redes sociais ao publicar por engano “fumata bianca” como resultado da votação para escolha do novo Papa. Corrigindo-se de imediato após o ocorrido e apagando o comunicado. Em uma postagem inicial havia a expressão fumaça branca, em tradução […]
O porta-voz oficial do Vaticano, na manhã desta quinta-feira (08), horário de Brasília, gerou confusão em suas redes sociais ao publicar por engano “fumata bianca” como resultado da votação para escolha do novo Papa. Corrigindo-se de imediato após o ocorrido e apagando o comunicado.
Em uma postagem inicial havia a expressão fumaça branca, em tradução livre. No entanto, a continuidade da fumaça expelida pela chaminé da Capela Sistina foi escura, denotando que não houve consenso para a escolha de um novo pontífice.
Assim sendo, sem concordância entre os cardeais, a fumaça escura tomou os céus do Vaticano e marcou o segundo dia do conclave. O novo resultado será anunciado ainda nesta quinta-feira (08), à tarde, pelo horário de Brasília.
Formação de consenso
Para eleger um novo Papa, os cardeais precisam formar maioria de dois terços. Desta forma, dos 133 votantes, 89 precisam concordar votando no mesmo candidato ao papado.
O sinal do resultado, seguindo um ritual da Igreja Católica, é a cor da fumaça expelida pela chaminé da Capela Sistina. Fumaça de cor escura informa que não houve aprovação para a escolha de um novo Papa. Já a fumaça na cor branca caracteriza que houve entendimento entre os cardeais para a escolha do pontífice.
Publicação correta desta manhã sobre o resultado do Conclave (Vídeo: reprodução/Instagram/@vaticannews)
Caso não haja consenso, como nestas três últimas votações, a decisão ficará para o turno seguinte. De acordo com os resultados dos últimos Conclaves, geralmente, a escolha ocorre a partir do segundo dia de votação.
Sinal de fumaça
A fumaça usada como sinal para informar ao mundo a decisão tomada pelos cardeais gera grande expectativa, não só na multidão aglomerada na Praça São Pedro, como também na mídia internacional e nos espectadores à distância.
No entanto, para que a cor da fumaça esteja conforme o resultado da votação, é necessário utilizar produtos químicos para alcançar o resultado desejado.
De acordo com químicos e especialistas no assunto, a fumaça na cor preta é produzida com perclorato de potássio, antraceno e enxofre. Já para o tom esbranquiçado, utiliza-se clorato de potássio, lactose e âmbar.
Essas composições químicas foram adotadas pelo Vaticano a partir de 2005, uma vez que é mais eficaz na produção da coloração. Ainda assim, na manhã desta quinta-feira (08), o tom da fumaça confundiu até mesmo a mídia oficial do Vaticano.
