ONU repudia novo lançamento de míssil Norte Coreano

Anderson Silva Por Anderson Silva
3 min de leitura

Nesta sexta-feira (18), a Coreia do Norte lançou um míssil ao mar, muito próximo do Japão. Estados Unidos e alguns de seus aliados não aprovam o que o país está fazendo, repudiando e totalmente esses “testes de mísseis”, o segundo em dois dias. A ONU aponta que isso é algo como ” violência descarada”

A Coreia do Norte, país governado por Kim Jong Un, realizou nesta sexta-feira (18), o seu segundo teste de mísseis em dois dias. O lançamento desses mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) está sendo totalmente repudiado pelos Estados Unidos da América e seus aliados, colocando esses ataques como uma “violação descarada”.

Fumio Kishida, primeiro-ministro do Japão, conta que o míssil lançado às 10h15 da manhã de hoje deve ter caído em alguma parte da zona econômica exclusiva do Japão(EEZ), de acordo com as informações da Guarda Costeira Japonesa. Isso significa que o míssil não voou sobre o país.


Kin Jong Un, presidente da Coreia do Norte. (Reprodução/Korean Central News Agency/Korea News Service via AP)


Fumio Kishida explica que ainda não houveram danos aos navios do país. Ele também conta que continuará fornecendo informações e análises ao povo japonês, os mantendo cientes da situação a cada nova atualização.

Ainda na manhã desta sexta-feira, Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, teve uma reunião da APEC com alguns líderes mundiais, onde aproveitou para condenar esses lançamentos. Dentre os principais líderes presentes, estavam os líderes do Japão, Coreia do Sul, Canadá e etc. 

Kamala Harris falou o seguinte sobre isso: “Pedi a esse grupo de aliados e parceiros para se juntarem a nós para condenar o lançamento de mísseis balísticos de longo alcance da Coreia do Norte. Também pedi a eles que se juntassem para que nós, como aliados e parceiros, possamos conversar sobre os próximos passos. A conduta mais recente da Coreia do Norte constitui uma violação descarada das múltiplas resoluções de Segurança da ONU. Desestabiliza a segurança na região e aumenta as tensões desnecessariamente”.

As informações sobre o lançamento do ICBM explicam que o míssil atingiu uma altitude de cerca de 6.100 quilômetros em velocidade Mach 22, de acordo com os dados do JCS, que fala que todos esses detalhes estão sendo muito bem analisados pelas autoridades americanas e da Coreia do Sul.

Foto Destaque: Kim Jong Un. Reprodução/Korean Central News Agency/Korea News Service via AP.

Deixe um comentário

Deixe um comentário