Espanha acusa cantora Shakira de sonegação de imposto

Mylena Abreu Por Mylena Abreu
2 min de leitura

A cantora Shakira, de 45 anos, acusada pelo Ministério Público da Espanha de dever 14 milhões de dólares (cerca de 75,5 milhões de reais) de imposto de renda. Segundo informações obtidas no site TMZ daquele país, a intérprete de sucessos como “Waka Waka” apresentou hoje documentos que buscam provar que não morou na Espanha entre 2012 e 2014, período em que teve a suposta dívida fiscal.  

A defesa de Shakira argumenta que ela não morava na Espanha, neste momento Shakira afirma que durante esse período ela pagou $ 10.141.075 (R$ 54,3 milhões) em impostos ao governo dos Estados Unidos, que na verdade era sua residência na época, e que, de acordo com as leis do país, ela apenas é obrigada a pagar impostos se passar 183 dias ou mais lá em um único ano. Vale lembrar que naquela época a cantora era a técnica da versão americana de “The Voice”, portanto, que não tinha como estar na Espanha pelo período de tempo necessário, contudo, a instituição afirma que a artista comprou uma casa em Barcelona em maio de 2012, onde morava com o então marido, Gerard Piqué, e o filho, nascido no país em 2013.  


 

Shakira como jurada no The Voice de 2014 – (Foto: Reprodução/SBR)

 Shakira ainda afirma que os promotores neste caso violaram seu direito à privacidade e à presunção de inocência ao criticá-la da maneira que o fizeram, ela chamou isso de difamação. Os promotores estão buscando 8 anos de prisão e uma multa de R$ 128 milhões de Shakira.  

De acordo com documentos legais, Shakira se declarou residente fiscal na Espanha em 2015, depois de se estabelecer lá com sua família e matricular seu filho na escola. A cantora afirma que o governo também está exigindo que ela não pagou em 2011, mas ela respondeu afirmando que estava em turnê mundial e passou apenas 60 dias no país. 

 

Foto destaque: Shakira – Reprodução: Christophe Simon/AFP via Getty Images

Deixe um comentário

Deixe um comentário