Palmeiras derrota Botafogo e assume vice-liderança do brasileiro
A equipe palestrina foi ao Rio de Janeiro neste domingo (17) enfrentar um de seus maiores rivais interestaduais dos últimos anos. Ao encarar o atual campeão nacional e da América do Sul em seu estádio, o alviverde entraria em campo para seguir recuperando a confiança de seu torcedor, após a dura eliminação na Copa do […]
A equipe palestrina foi ao Rio de Janeiro neste domingo (17) enfrentar um de seus maiores rivais interestaduais dos últimos anos. Ao encarar o atual campeão nacional e da América do Sul em seu estádio, o alviverde entraria em campo para seguir recuperando a confiança de seu torcedor, após a dura eliminação na Copa do Brasil contra o Corinthians.
Vale lembrar que o clube paulista veio de uma senhora goleada no meio da última semana por 4 a 0 sobre o Universitario do Peru, jogando fora de casa em duelo válido pelo jogo de ida das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores.
Defesa que ninguém passa
Na primeira etapa, o Botafogo criou boas oportunidades para abrir o placar, mas pecou na finalização. As principais chances surgiram com Joaquín Correa e Mateo Ponte, ambos cara a cara com Weverton: Enquanto a jogada do atacante argentino aos 22 minutos parou em grande defesa do pardeão palmeirense, o lateral uruguaio desperdiçou uma chance incrível, mandando para fora mesmo dentro da pequena área, aos 42 minutos.
A falta de eficiência custou caro ao time de Davide Ancelotti: Na primeira chance clara do alviverde, aos 44 minutos, em um contra-ataque poderoso, Felipe Anderson recebeu de Vitor Roque, que aproveitou vacilo de Barboza e invadiu a área para bater na saída de John e abrir o placar para o time visitante, dando um verdadeiro banho da água fria no torcedor alvinegro.
Na volta do intervalo, o ritmo caiu. E o glorioso encontrou dificuldades para furar a defesa palmeirense, ao ponto de nem mesmo as entradas de Savarino, Danilo, Montoro, Jeffinho e Vitinho resultarem em grande evolução no duelo. O time ganhou mais qualidade, mas as chances não apareceram com a mesma frequência do primeiro tempo. A melhor oportunidade veio já na reta final — em um chute de fora da área, que obrigou Weverton a brilhar mais uma vez.
Enquanto isso, o Palmeiras seguiu controlando bem a partida — sobretudo ao apostar nos contra-ataques para matar o jogo. Em um grande lance já nos acréscimos, quase conseguiu ampliar o placar: Allan recebeu pela esquerda e cruzou para o meio da área, porém a bola passou por John e por Luighi, que se esticou, mas não conseguiu finalizar.
Alviverde imponente ressurgindo
Devido a eliminação vexatória da Copa do Brasil para o maior rival, perdendo em pleno Allianz Parque, o Palmeiras viu o seu torcedor perder a paciência de vez com o clube. Ainda sem conseguir conquistar títulos desde a conquista do Paulistão 2024, o alviverde busca se recuperar na temporada para correr atrás dos únicos troféus que ainda pode levantar no ano: Brasileirão e Libertadores, a fim de evitar que seja um ano sem taças, algo que não ocorre desde o começo da era Abel Ferreira, em 2020.
Abel Ferreira a beira de campo contra o Botafogo (Foto: reprodução/Buda Mendes/Getty Images embed)
Na competição continental, o palestrino segue tranquilo, após a goleada por 4 a 0 no jogo de ida, disputado fora de casa. Agora, o foco se volta para o Campeonato Brasileiro, onde a distância para o líder Flamengo é de apenas 4 pontos, com os paulistanos tendo um jogo a mais em relação à equipe rubro-negra. A disputa pelo título ainda conta com o Cruzeiro, que ainda não jogou na rodada.
