Final do Brasileirão: veja as equipes classificadas para competições internacionais e as rebaixadas ao fim da rodada
Mesmo com o Flamengo já campeão, a última rodada teve muita emoção e trocas de posições, rivais rebaixados e gigantes escapando de jogar a segunda divisão
Neste último domingo (08), teve início a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. O campeão já estava definido desde a 37ª rodada, quando o Flamengo venceu o Ceará e se consagrou octacampeão nacional. Entretanto, ainda não estavam definidos os clubes que jogariam a fase de grupos da Libertadores, da Copa Sul-Americana e os que seriam rebaixados para a segunda divisão nacional.
Todos os jogos, com exceção de Flamengo e Mirassol, que foi realizado no sábado, com empate de 3 a 3, ocorreram de maneira simultânea, alterando as posições na tabela. Na parte de baixo, a briga era para não ficar com uma das duas vagas de rebaixamento, as quais Santos, Internacional, Vitória, Fortaleza e Ceará disputavam. Já na parte de cima, a briga era pela 5ª colocação, que dá vaga direta na Copa Libertadores: Fluminense, Botafogo e Bahia disputavam essa colocação.
Cumprindo tabela
Nove jogos aconteceram no mesmo horário pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e o Grêmio, livre do risco de rebaixamento, encarou o já rebaixado Sport na Ilha do Retiro e venceu por 4 a 0. O Corinthians, focando nas semifinais da Copa do Brasil, poupou alguns atletas para enfrentar o também rebaixado Juventude em São Paulo e empatou por 1 a 1.
O Vasco viajou até Minas Gerais para encarar o Galo. A equipe de Fernando Diniz também optou por mesclar reservas com poucos titulares, e o resultado não foi agradável para a torcida vascaína: um sonoro 5 a 0 em favor do Atlético-MG. Outra partida que pouco valeu foi a única realizada no sábado, na qual o campeão Flamengo enfrentou o Mirassol, já classificado para a Libertadores. Ambos os times, com as vidas já decididas no campeonato, proporcionaram uma partida recheada de gols e um empate em 3 a 3, com destaque para os meninos do Ninho, que foram maioria na equipe rubro-negra.
Giro da 38ª rodada no ar! Seu time venceu na última rodada? pic.twitter.com/OXIoQTzdTJ
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) December 7, 2025
Partidas da última rodada do campeonato (Foto/reprodução/X/@Brasileirão)
Vaga direta na Libertadores
Três equipes ainda brigavam por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores: Botafogo, Fluminense e Bahia, que se enfrentaram na rodada. O Fluminense, com 61 pontos, tinha a vantagem de depender apenas de si; já o Bahia precisava surpreender e vencer o tricolor das Laranjeiras jogando fora de casa. Enquanto isso, o Botafogo, além de precisar vencer o Fortaleza, também precisava de um empate no duelo de tricolores no Maracanã.
O Fogão fez sua parte; até saiu atrás no placar, mas virou e goleou o Fortaleza por 4 a 2, rebaixando a equipe cearense. Já o Fluminense não quis saber de outros resultados, fez a sua parte e superou o Bahia por 2 a 0, com gols de Ganso e Thiago Silva, ficando com a 5ª colocação e a vaga direta na Libertadores. O Botafogo fica em 6º e espera o campeão da Copa do Brasil para saber se também consegue uma vaga direta na fase de grupos; o Bahia vai jogar a pré-Libertadores de 2026.
Depois de uma temporada intensa e cheia de emoção até o fim, assim ficou a classificação final do Brasileirão Betano 2025.
Confira como terminou o campeonato! pic.twitter.com/fEc8ItMK7C— Brasileirão Betano (@Brasileirao) December 7, 2025
Tabela do Brasileirão (Foto/reprodução/X/@Brasileirao)
Os rebaixados
A briga pelo rebaixamento foi o ponto alto da rodada, com cinco clubes lutando para não ficar com uma das duas vagas disponíveis para a Série B de 2026. O Sport e o Juventude já estavam rebaixados, e antes da rodada começar, Internacional e Vitória completavam essa zona. Mas, com a bola rolando, o Santos foi o primeiro clube a garantir sua permanência, com uma boa vitória de 3 a 1 diante do Cruzeiro na Vila Belmiro. O Vitória, que começou na zona, precisava vencer o São Paulo no Barradão, e, com o apoio de sua torcida rubro-negra, venceu por 1 a 0 com um gol de Gabriel Baralhas, se livrando da queda.
O Internacional, em situação crítica antes da rodada começar, foi para o tudo ou nada e fez sua parte, vencendo o RB Bragantino por 3 a 1, para alívio de Abel Braga e da torcida colorada. Mas, para ficar na Série A, precisava de tropeços da dupla nordestina, Ceará e Fortaleza.
Ambos saíram na frente: o Fortaleza diante do Botafogo e o Ceará contra o Palmeiras, mas as equipes tomaram a virada na segunda etapa. O Fortaleza perdeu por 4 a 2, ficando com 43 pontos na décima oitava posição, já o Ceará foi superado por 3 a 1, ficando com a décima sétima e caindo também com 43 pontos, selando assim os rebaixados para série B de 2026
