Embaixadas e Consulados ucranianos estão sendo alvo de ataques

Anderson Silva Por Anderson Silva
3 min de leitura

Após um pacote muito suspeito ser aberto e explodir na Embaixada da Ucrânia na Espanha, localizado na cidade de Madri, os ucranianos reforçaram ainda mais a sua segurança. Tudo isso ocorreu na quarta-feira (30). Além da embaixada na Espanha, outras seis embaixadas e dois consulados-gerais também receberam pacotes bem suspeitos.

Depois dos ocorridos com cartas-bomba e muitas ameaças, a Ucrânia intensificou a segurança em suas embaixadas e consulados no exterior, aumentando as medidas de segurança. Os ataques e ameaças e vandalismo estão começando a ser algo corriqueiro, o que torna o motivo de medo dos ucranianos bem plausível.

 Além das famosas cartas-bomba, alguns pacotes estão sendo entregues contendo o corpo de animais mortos, uma clara ameaça para os ucranianos ali presentes, segundo Oleh Nikolenko, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia. Oleh comentou sobre o ocorrido na sexta-feira de hoje (2) em seu Facebook.


Policiais espanhóis ao lado de uma bandeira ucraniana enquanto protegem a área após a explosão de uma carta-bomba.( Foto: Reprodução/Oscar Del Pozo/ AFP/Getty Imagens)


Dentre as embaixada e consulados que sofreram com esses atos, estão inclusas as embaixadas do país na Hungria, Holanda, Polônia, Croácia, Itália e Áustria, além dos consulados localizados em Nápoles, Cracóvia e em Braun.

Em declaração feita no Facebook, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano falou o seguinte: “As embalagens estavam embebidas em um líquido de cor característica e tinham um cheiro correspondente. Estamos examinando o significado desta mensagem”.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, eles têm motivos plausíveis para acreditarem que existe uma forte campanha muito bem planejada que visa implantar o terror e intimidação nas embaixadas e consulados do país. Ele fala que aos rivais verem que são incapazes de se opor a Ucrânia de forma diplomática, eles tentam intimidar de formas diferentes

Ele também pede que os governos estrangeiros possam garantir mais segurança possível para as instituições diplomáticas da Ucrânia, assim como assegura a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. Os responsáveis pela segurança nesses países seguem trabalhando ativamente para diminuir e evitar esses ocorridos.

 

Foto Destaque: Policial espanhol monta guarda perto da embaixada dos EUA em Madri. Reprodução/Oscar Del Pozo/AFP. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário