Após passar o natal em São Paulo, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), volta para Brasília para finalizar a montagem da própria equipe de ministros. Há a expectativa da chegada dele no início da tarde e que participante de reuniões no hotel em que fica hospedado no restante do dia.
“Chegamos à última semana do ano e hoje volto para Brasília. Ainda temos 6 dias de muito trabalho para a nossa posse e daí o início do nosso governo. Uma nova página para o Brasil, com mais democracia e direitos para o povo brasileiro. Uma boa semana para todos”, compartilhou o presidente eleito no Twitter.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Bom dia. Chegamos à última semana do ano e hoje volto para Brasília. Ainda temos 6 dias de muito trabalho para a nossa posse e daí o início do nosso governo. Uma nova página para o Brasil, com mais democracia e direitos para o povo brasileiro. Uma boa semana para todos.</p>— Lula (@LulaOficial) <a href=”https://twitter.com/LulaOficial/status/1607330169341071360?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 26, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Tweet feito pelo presidente eleito, Lula (Reprodução/Twitter)
Já foram anunciados 21 nomes para serem ministros, faltando ainda 16 para completar a equipe. A pasta que receberá a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que apoiou Lula no segundo turno das eleições de 2022, ainda será definida pelo presidente eleito.
A terceira colocada no primeiro turno conseguiu poder político para estar entre os ministros do novo governo após a declaração do apoio ao petista. Tebet e Lula estão debatendo sobre as possibilidades de pasta, entre elas a de Planejamentos ou a de Cidades. A pasta de Desenvolvimento Social, responsável por programas como o da Bolsa Família, era a preferência da senadora, mas Wellington Dias (PT-PI), senador eleito, ficou com a vaga.
Marina Silva, ex-ministra e deputada eleita, deve ter o nome anunciado nesta semana para a pasta do Meio Ambiente.
Os Ministérios em aberto são:
- Ministério dos Povos Indígenas;
- Ministério da Previdência Social;
- Ministério do Esporte;
- Ministério das Cidades;
- Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional;
- Ministério do Meio Ambiente;
- Ministério dos Transportes;
- Ministério de Minas e Energia;
- Ministério das Comunicações;
- Ministério do Turismo;
- Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- Ministério da Pesca e Aquicultura;
- Secretaria de Comunicação Social;
- Gabinete de Segurança Institucional;
- Ministério do Planejamento e Orçamento.
Foto destaque: Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Reprodução/Exame