Aposta de negócio em 2023: Saiba como empreender no mercado pet

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
3 min de leitura

O mercado pet sem dúvidas é um ótimo negócio para empreender nesse novo ano que começa. Com a humanização dos nossos animaizinhos de estimação, o mercado aqueceu e deixou o Brasil em 3º do ranking mundial.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dá dicas para auxiliar quem está interessado em construir negócios nesse ramo tão promissor.

Não é de hoje que consideramos nossos animais de estimação como membros da família e, nos últimos anos, os tutores (ou melhor: pais de pet!), estão ainda mais atentos e cuidadosos em relação a saúde e bem estar dos bichinhos, o que é uma excelente notícia para os interessados em empreender nesse setor.

Um levantamento feito pelo Sebrae mostra que o ramo de pet shops foi um dos mais procurados como “Ideia de Negócios”, em 2022. 


É obrigatório ter um alvará de licença da Vigilância Sanitária, para o funcionamento do estabelecimento que lida com saúde dos animais. Foto: Reprodução/Freepik


 

O que justifica isso é que o Brasil é o terceiro colocado do ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

Esse segmento é muito procurado porque é fácil, não precisa de grandes instalações para quem trata de alimentos, acessórios, roupas e brinquedos. O aumento de negócios voltados para animais de estimação cresceu de acordo com a demanda, que foi criada pelo crescimento do número de pets nos lares. A perspectiva de crescimento do setor até 2026 é de cerca de 87%”, conta Flávio Barros, gestor do segmento de Saúde e Bem-estar do Sebrae.

O crescimento disparou durante a pandemia de Covid-19: as adoções de pet aumentaram 300%.

Segundo estudo do Sebrae, no primeiro semestre de 2022 foram contabilizadas mais de 18 mil companhias abertas voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, bem como higiene, alojamento, estética e varejo de remédios veterinários.

É importante ficar de olho nos custos, assim como em todo negócio, é imprescindível ter uma planilha de despesas variáveis, fixas e comerciais. Incluindo absolutamente todos os gastos da empresa.

O e-commerce pode ser um diferencial, o que é importante para se destacar das outras empresas do mesmo ramo na sua região. 

Para apostar na fidelização dos clientes, o proprietário pode oferecer planos mensais, seja plano de saúde ou planos de banho e tosa, por exemplo. Não esquecendo de que é necessário seguir normas obrigatórias, como ter um alvará de licença da Vigilância Sanitária, para o funcionamento do estabelecimento.

Foto de capa: A área de estética faz parte do boom do comércio voltado para animais. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário