Neste outono/inverno de 2023/24, não haverá revolução, mas sim roupas lindas com cortes impecáveis, tecidos de luxo, ricos em pesquisas criativas. A maratona de desfiles masculinos de Florença, Milão e Paris, que terminou no último 22 de janeiro, confirmou o fascínio pela alfaiataria via elegância minimalista que só cresce e surgiu nas últimas temporadas, como evidenciado pelos inúmeros looks total tom sobre tom em uma paleta neutra onde o preto domina. Mas esse retorno ao estilo clássico é alcançado com uma abordagem renovada da moda masculina, por meio de muita pesquisa em construções e texturas, sem deixar de surfar na onda do loungewear. O movimento é de descontração com silhueta alongada, brincando com volumes exagerados.
É o que diz Dominique Muret, do site Fashion Network. Abaixo eu trago 5 tendências que, segundo Dominique, vão virar a cabeça dos homens loucos por moda nesse outono-inverno. São elas:
O casaco comprido
Foto: Ami Paris, outono-inverno 2023/24 (Reprodução: ImaxTree)
O maxi casaco será a peça estrela do inverno 2023/24. Envolvente, desce até o chão e o varre, preferencialmente recortado em uma bela lã. Também disponível em couro, tweed, caxemira dupla face e outros materiais, às vezes pode ser transformado em capa. Muitas vezes em preto, como uma batina com um toque gótico à la Matrix ou Nosferatu, ou como uma grande peliça, pode ser usada com o peito e as pernas nuas, também visto em Loewe, Dolce & Gabbana e AMI Paris, entre outros.
O terno em todas as suas formas
Foto: Walter Van Beirendonck, outono-inverno 2023/24 (Reprodução: ImaxTree)
A moda masculina voltou ao básico, mas com uma abordagem mais sofisticada e nítida. O traje vem fazendo um forte retorno há várias temporadas. Mas esse grande clássico é revisitado em pequenos detalhes, na construção, no abotoamento e nas proporções. Privilegia-se uma silhueta elegante e despreocupada, com calças largas e casacos largos e desestruturados com ombros caídos, muitas vezes divididos, estendidos em estola, experimentando assimetrias e aberturas inusitadas, e combinados com uma camisola de gola alta.
Calças largas
Foto: Gucci, outono-inverno 2023/24 (Reprodução: ImaxTree)
A silhueta foi alongada mais do que nunca por meio de calças oversized, que escorrem e às vezes puxam na parte inferior das pernas em um espírito dos anos 90. O conforto é fundamental. Com pregas ou zíperes, ou com pregas e drapeados, as calças são usadas soltas e extra largas, às vezes parecendo saias como na Kenzo. O modelo cargo, com seus bolsos maxi, é particularmente popular e está disponível em todos os materiais.
Aconchegante
Foto: Amiri, outono-inverno 2023/24 (Reprodução: ImaxTree)
Embora o streetwear esteja menos presente na moda masculina, a noção de conforto não é menos essencial e é mesmo acentuada com uma dimensão quase afetivo-infantil, com muitas peças “regressivas” que remetem à infância. A roupa deve proteger, mas também e sobretudo mimar, através de materiais quentes e acolhedores e volumes envolventes. O guarda-roupa do próximo inverno deve incluir pelo menos uma peça loungewear (calça, calça jogging ou outras peças, confeccionadas em material ultra macio) e uma peça plush, como jaqueta ou calça de lã penteada, jaqueta de ursinho, cardigã de lã crespa, conjunto de caxemira, casaco de lã de ovelha, etc.
Um toque escocês
Foto: Comme Des Garcons Homme Plus, outono-inverno 2023/24 (Reprodução: ImaxTree)
Entre tartãs, padrões Fair Isle e kilts, o espírito escocês marcou presença nas passarelas desta estação. Primeiro de tudo com saias para homens. Introduzida na moda masculina há alguns anos, a saia agora é onipresente, especialmente na forma de kilt plissado, mais fácil de usar. O fio escocês também está muito presente através dos típicos xadrezes guerreiros escoceses usados para sublinhar um espírito punk e estilo grunge através de camisas lumberjack, ou um lado chique britânico através do clássico terno xadrez.
Foto destaque: Prada na Semana de Moda Masculina de Milão. Divulgação/Prada